Livro: Pactos, blues e mulheres, a vida de Robert Johnson

Compartilhe

Biografia de Robert Johnson revela fatos inéditos da vida do bluesman.

Um livro para desmistificar ou afirmar as histórias do mito do blues, Robert Johnson – A música do diabo: a verdadeira história da lenda do blues – do autor Bruce Conforth e Dean Wardlow. A obra começou a ser escrita nos anos 60, ouvindo amigos, familiares, namoradas e músicos influenciados pelo bluesman.

Nascido no Mississipi, no dia 08 de maio de 1911, Robert Johnson teve uma vida breve. No entanto, apesar de uma vida curta, conseguiu deixar um legado influenciando músicos como Muddy Waters, John Lee Hooker, Steve Vai e Stevie Ray Vaughan. 

O livro conta a trajetória de Robert Johnson pelos bares do Mississipi e além disso mostra o encanto que o músico exercia sobre as mulheres, principalmente as mais jovens. Os pais fechavam suas filhas dentro de casa quando ele visitava as cidades. Johnson buscava mulheres para sua satisfação sexual e também financeiras.

O músico tem em torno de si a famosa lenda de que havia feito um pacto com o diabo. Ato que teria ocorrido na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, em troca da fama e para que se tornasse um virtuoso do blues.

O filme Crossroads, com Ralph Macchio e Steve Vai de 1986 faz menção a este possível pacto. 

Verdade ou não, Robert Johnson soube usar este tema em favor de si e para sua obra, sendo que algumas das suas canções fazem menção ao cramunhão, como, “Crossroads Blues”, “Me And The Devil Blues” e “Hellhound On My Trail”. No entanto, Johnson gravou apenas 29 músicas. 

A morte.

A morte do músico, em 1938 é cheia de mistérios. Dizem que morreu envenenado por ter bebido whisky oferecido por um dono de bar enciumado. Outra história conta que foi baleado ou que morreu em decorrência da sífilis. 

Livro: Pactos, blues e mulheres, a vida de Robert Johnson

O fato é que Robert Johnson inaugurou o famoso clube dos mortos aos 27 anos. Anos mais tarde, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, também morreriam com a mesma idade. 

Por fim – A música do diabo: a verdadeira história da lenda do blues – é essencial para quem deseja conhecer mais sobre Robert Johnson e está disponível com desconto no site da Amazon.com, portanto, aproveite, e aprenda ou não a fazer um pacto em busca de fama. Sinistro. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat