Janis Joplin: a performance inesquecível no Festival de Monterey.

Janis Joplin era uma das estreantes no Festival de Monterey em 1967.

No ano de 1967, aconteceu o Festival Pop de Monterey, na Califórnia. O evento foi entre os dias 17 e 19 de junho, em pleno auge do famoso verão do amor.

A organização do Festival tinham os produtores, Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips da banda The Mamas & The Papas, Derek Taylor, assessor de comunicação dos Beatles, além de ter na comissão Paul McCartney e os integrantes dos Beach Boys.

Dentre as atrações destacadas estavam, Johnny Rivers, Eric Burdon & The Animals, The Byrds, Jefferson Airplane, Ravi Shankar, Buffalo Springfield, Grateful Dead e Scott McKenzie.  

Uma curiosidade é que por insistência de Paul, Jimi Hendrix entrou no line Up do Festival, aliás a apresentação do guitarrista marcou a primeira vez que ele tocava fogo em uma guitarra no palco. O músico tinha fixado residência em Londres, e era mais famoso na Inglaterra do que em seu próprio país, os Estados Unidos. 

Além do mais, o evento teve a estreia do The Who em festivais, assim como Janis Joplin, que estava com 24 anos e Otis Reading. 

No entanto, a estreante Janis Joplin chegou a ser esnobada no Festival. Joplin já era conhecida na região de São Francisco, mas para o grande público ainda não tinha acontecido. Tanto que sua participação no Festival no dia 17 de junho não estava programada para entrar no filme.

Janis Joplin: a performance inesquecível no Festival de Monterey.
Janis no palco em Monterey.

Mas Janis causou surpresa quando começou a cantar no palco, ao longo dos 47 minutos de shows. Principalmente durante a última canção, “Ball & Chain”, que inclusive a camera fecha no rosto de Mama Cas, vocalista do Mamas And The Papas, que está boquiaberta com a performance de Janis.

Veja:

A apresentação foi tão surreal que houve até a tentativa de colocar Janis em outro dia. Mas os artistas estreantes, como a própria Janis Joplin não receberam cachê, apenas ganharam estadia e alimentação.

Janis Joplin com seu cão George nos bastidores de Monterey.

Uma foto de Janis Joplin caminhando solitária com seu cão George pelos bastidores até chegar no palco é um retrato do que ela era e o que viria a se tornar. Ela vestia uma túnica creme, calças e pequeno sapato de cor dourada, além de seus colares característicos. E existe outro registro dela depois sentada assistindo outros artistas. 

Janis na plateia de Monterey.

LEIA TAMBÉM: “Pearl”, último disco de Janis Joplin completa 54 anos.

No repertório de Janis, estavam, “Combination Of The Two”, “Road Block”, “Farewell Song”. Assim como, “Down On Me”, “Woman Is Losers”, “All Is Loneliness”, “Call On Me”, “Ball And Chain”. 

O Festival Pop de Monterey deu origem a um filme, que hoje está disponível em Blu-ray.