Elastica, banda que foi referência no Britpop dos anos 90.

Compartilhe

E vai começar o bla bla, bla, ah “as composições são do Damon Albarn, por isso que o disco é bom”, “Foi ele quem influenciou as radios pra banda ter sucesso porque namorava a Justine frischmann”, bom quem conhece a banda Elastica expoente do britpop britânico do começo dos anos 90 já ouviu essa história milhões de vezes. 

Pode até ter um pouco de verdade, mas o fato é que a banda Elastica, composta por Justine Frischmann (vocais e guitarra), Justin Welch, bateria, Donna Matthews, guitarra e Anne Holland baixo, tinham talento, e compunham também, é óbvio que o relacionamento entre Justine e Damon deve ter influenciado nas composições seja um pitaco aqui e ali. Mas as gurias tinham talento.

Elastica Fotos (2 de 43) | Last.fm
Donna Mattews, Justin Welch, Justine Frischmann e Anne Holland.

O Álbum que vou falar em questão é homônimo a banda – Elastica – lançado em 1995. O disco traz músicas como, “Stutter”, “Line up” e “Connection”, sendo que as duas últimas já haviam sido lançadas como single cerca de 1 ano antes. 

O Fato é que o disco todo é bom, com influência do punk, new wave,  guitarras distorcidas, visual roqueiro clássico, capa em branco e preto, com foto da banda em parede de tijolinhos semelhante ao primeiro álbum dos Ramones e, claro, um grupo de maioria meninas, que há tempos não aparecia, talvez a última banda mais relevante tenha sido The Runaways com a Joan Jett

Britpop

O disco foi recorde de vendas na Inglaterra, eu lembro que gravei este álbum em uma fita cassete para ouvir no carro. Para minha sorte ou azar de quem ia de carona comigo no meu chevette a álcool, o toca fita quebrou e a fita ficou dentro, sendo impossível de tirar, ou seja, eu ouvi este disco muitas vezes.

Quando chegava na penúltima faixa, “Never here”, eu já me sentia nas ruas de Londres. Aliás, vou ouvir esta música assim que desembarcar no aeroporto de Heathrow.

Elastica nos tribunais.

Donna Mattews, Justine Frischmann, Justin Welch,e Anne Holland.

No entanto, a Elastica teve problemas com duas músicas do álbum, “Waking up” que a banda The Strangelers alegou ter sido plagiada da canção deles “No more heroes”, e “Connection”, que o grupo Wire entrou com uma ação por acreditar que o quarteto copiou o riff “Three grils rumbra”. Ambos os casos se resolveram nos tribunais e isto não tira o mérito do disco. 

O fato é que por conta deste sucesso, a Elastica participou do Lolapalooza substituindo astros como Sinnead O´Connor. Além disso a banda conquistou o primeiro lugar nos Estados Unidos com a música “connection”. 

A banda ainda tentou um segundo álbum, “The Menace”, mas não teve tanto sucesso. Hoje Justine Frischmann se dedica às artes plásticas em Los Angeles, e os outros integrantes possuem projetos musicais paralelos. Bom, se o Damon Albarn que compôs as músicas, será que foi ele que pagou as custas dos processos? Vá saber 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat