Eclipse parcial do sol será visto em Florianópolis nesta segunda.

Compartilhe

Nesta segunda-feira,14 de dezembro, será visível o eclipse parcial do Sol em Florianópolis. O eclipse começará às 12h30 e acabará às 15h15, tendo seu máximo às 14h00.

Esse evento astronômico irá durar cerca de 2 horas e 45 minutos. Contudo, o eclipse será total apenas em algumas partes da Argentina e do Chile. Portanto, para descobrir o horário que irá ocorrer na sua cidade, você pode acessar o site abaixo e digitar sua localização na barra de pesquisa:

https://www.timeanddate.com/eclipse/map/2020-december-14

Como ocorrem os eclipses solares?

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha com o Sol, impedindo a passagem de luz dele até a gente, ou seja, quando a Lua passa na frente do Sol.

Mesmo o Sol sendo bem maior que a Lua, ele está localizado a uma distância muito maior da Terra, o que faz com que eles aparentem possuir o mesmo tamanho. Portanto, quando a Lua passa na frente do Sol, ela praticamente cobre todo o disco Solar e, assim, ocorre o eclipse solar total. Mas, em algumas situações, apenas uma parte da Lua passa na frente do Sol. Quando isso acontece, chamamos esse evento de eclipse solar parcial.

Como observar o eclipse solar?

É importante lembrar que é necessário ter cuidado ao observar o eclipse solar. Olhar diretamente para o Sol, mesmo que usando objetos como óculos escuros, pode causar sérios problemas de vista.

Por isso, é recomendado que, para observar o eclipse solar, a pessoa tenha equipamentos destinados a isso. Confira:

NUNCA UTILIZE PARA VER O SOL: óculos escuros, chapas de raio-x, negativos de filmes antigos, filtros polarizados ou de densidade neutra ou variável; vidros escuros; ou ainda, através de câmeras digitais, binóculos ou telescópios sem filtros adequados na objetiva ou abertura desses equipamentos.

O ideal é usar vidro de soldador nº 14, usado por soldadores, e comercializado em casas de materiais de construção, custando aproximadamente R$ 5,00. Entretanto, mesmo com este equipamento de segurança, é fundamental que a observação não passe de 30 segundos.

Fonte: UFSC

Luke nelson

Jornalista, redator e editor esportivo

WhatsApp chat