Celebrando a força feminina no rock: a história de Debby Harry

Compartilhe

O dia 08 de março está chegando e vamos celebrar a força das mulheres no Rock, hoje, Debby Harry.

Por Sandro Abecassis

Até o dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, vamos destacar algumas mulheres que ajudaram a consolidar o rock como um estilo musical de atitude e importância na cultura mundial. A primeira delas, é a roqueira americana Debby Harry.

Nascida em Miami, em 1945, Harry se mudou para Nova York no final dos anos 60 para seguir carreira na música. Foi lá que ela conheceu Chris Stein, com quem fundou a lendária banda Blondie em 1974.

Blondie rapidamente se tornou um sucesso mundial, graças ao talento de Harry como vocalista e à sua imagem marcante. Com seu cabelo platinado, maquiagem ousada e roupas extravagantes, ela quebrou os padrões de beleza feminina da época e inspirou muitas jovens a serem autênticas e confiantes. A banda fez parte do cenário musical dos anos 70, principalmente com o nascente movimento Punk, ao lado dos Ramones, Talking Heads, Iggy Pop.

Mas Debby Harry não foi apenas um ícone de estilo. Ela também usou sua plataforma para falar sobre questões importantes, como direitos das mulheres, saúde sexual e igualdade racial. Em 1980, a música “The Hardest Part” abordou a questão do aborto, e em 1981, a faixa “Rapture” apresentou o hip-hop ao público mainstream. 

Celebrando a força feminina: Pitty, mãe e uma voz para além do rock

Diversidade musical

Explorando a diversidade musical, Debby marcou presença tanto no underground punk e Ska, como também na disco music e a new wave. 

Além disso, Harry também desafiou as normas de gênero na indústria da música. Como uma das poucas mulheres líderes de uma banda de rock na época, ela enfrentou muitos obstáculos e preconceitos, mas nunca desistiu de lutar pelo que acreditava.

Os maiores sucessos da Blondie foram, “Heart of glass”, “Tide is high”, “Dreaming”  e “Maria”, que chegou ao primeiro lugar nas paradas britânicas em 1999.

Por fim, hoje, aos 77 anos, Debby Harry continua na ativa com a Blondie, inclusive a banda vai lançar um box comemorativo com músicas de 1974 a 82, além de um livro com histórias em quadrinhos da banda.