Carl Perkins: ‘Blue Suede Shoes’ virou hit de Elvis após acidente

Compartilhe

“Blue Suede Shoes” alcançou o top das paradas americanas em 1955.

No dia 7 de março de 1955, “Blue Suede Shoes” de Carl Perkins entrava nas paradas americanas. Era a primeira vez que uma canção Country & Western conseguiria a posição. 

Mas vamos conhecer a origem da canção, que vai da tragédia ao sucesso. 

“Blues Suede Shoes”, ou em português, “Sapatos de Camurça azuis”, eram itens de luxo em Memphis, e até então Perkins nunca havia tido um, mas Johnny Cash contou uma história de alguém que teve.

Segundo Cash, quando ele servia o exército havia um soldado negro chamado, CV White, e quando ele era dispensado da base, saia com a sua melhor roupa e um certo dia falou para Johnny Cash, “Não pise nos meus sapatos de camurça azul”. Só que Cash comentou, “Mas os sapatos são pretos, da Força Aérea”. Sendo que White respondeu: “Esta noite eles são de camurça azul”. 

Carl Perkins: 'Blue Suede Shoes' virou hit de Elvis após acidente
Carl Perkins.

Perkins ficou com a história na cabeça, e um certo dia enquanto tocava em uma baile de formatura, um cara dançava e não prestava atenção na mulher que era seu par, e sim chamava atenção de todos para que olhassem seu sapato de camurça azul. Sendo assim, de volta para casa às 3 da manhã, Carl Perkins escreveu a letra e música, baseada na história de Cash e no que via naquela noite. 

Uma parte da letra dizia: “Um pelo dinheiro, dois pelo show, três para se preparar e quatro para ir.”

A letra de Perkins descreve coisas que preferiria que acontecessem a ter seus sapatos arranhados. Dentre os itens estavam: pisar em seu rosto, roubar seu carro, incendiar sua casa ou caluniar seu nome. Pelo conteúdo da letra, a geração fã de Frank Sinatra pegou um gancho na canção para dar argumentos de que o rock era coisa do diabo. 

Uma tragédia a caminho da fama.

Perkins gravou a canção no estúdio de Sam Phillips, no Sun Records em Memphis em 1955. “Blue Suede Shoes” estourou, no entanto, Carl Perkins sofreu um grave acidente de carro que o deixou de molho por algum tempo.

Esse acontecimento abalou Carl Perkins de forma física e emocional e ele ficou sem condições de promover a canção e sua carreira. Sendo assim, o hit acabou sendo gravado por Elvis Presley em 1956 nos estúdios da RCA. A versão de Presley alcançou o 20º lugar nos Estados Unidos e Reino Unido. 

Contudo, a versão de Presley contou com algumas alterações, como por exemplo, a versão de Elvis elimina as pausas mais longas e as deixa mais curtas, acelerando a canção. 

Carl Perkins viveu tragédias familiares, dois dos seus irmãos morreram de forma inesperada e trágica. Jay que tocava guitarra morreu em 1957 por conta de um tumor no cérebro e seu outro irmão, Clayton, baixista acabou tirando sua vida em 1974. 

Elvis Presley: saiba como surgiu a canção “Heartbreak Hotel”

Carl Perkins e os Beatles

“Blue Suede Shoes” foi gravada pelos Beatles e Stray Cats. Além de execuções ao vivo como do Deep Purple, Jimi Hendrix, George Harrison, Eric Clapton, inclusive com a participação do próprio Carl Perkins.

Os Beatles de certa forma foram responsáveis por trazer de volta Carl Perkins as paradas. Afinal, a banda regravou, “Everybody´s Trying To Be My Baby”, “Matchbox” e “Honey Don´t”. Assim como as versões de “Glad All Over”, “Sure to Fall (In Love with You)” nos programas ao vivo da BBC. Paul McCartney tem os direitos autorais sob 23 músicas de Perkins. 

Em 1956, um encontro entre Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash deu origem ao álbum, “Million Dollar Quartet”.

Carl Perkins: 'Blue Suede Shoes' virou hit de Elvis após acidente
Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Preley e Johnny Cash

Na ocasião, os quatros astros do rock interpretam canções que vão do gospel ao rockabilly. Esta reunião deu origem a uma minissérie exibida pelo canal CMT nos Estados Unidos, ainda não disponível no Brasil. Ouça o álbum deste encontro histórico. 

Por fim, Carl Perkins morreu em 19 de janeiro de 1998, após um derrame.