APAE de BC faz oficinas de ilustração de livros e escrita

Compartilhe

As oficinas são contrapartidas do projeto Histórias Especiais e a participação é gratuita

A APAE de Balneário Camboriú oferece, nos dias 17 e 19 de outubro, às 19h, oficinas gratuitas de ilustração de livros e escrita de crônicas. As ações formativas fazem parte de um projeto que vai resultar na segunda edição do livro Histórias Especiais e são uma contrapartida para a comunidade. As oficinas serão realizadas através da plataforma Zoom e a participação dos interessados é inteiramente gratuita.

Silvia Teske – Foto – Luiz Teixeira

As duas oficinas terão duas horas de duração e 15 vagas cada. Os interessados em participar deverão realizar inscrição através do e-mail contato.casulo21@gmail.com. A oficina de ilustração de livros será ministrada pela artista visual Silvia Teske no dia 17 (segunda-feira). Já a oficina de literatura sobre escrita de crônicas, que ocorre no dia 19 (quarta-feira), ficará a cargo da jornalista e contadora de histórias Lieza Neves.

Lieza Neves – Foto – Marcio Bicaco

Na oficina de ilustração de livros serão abordadas técnicas de desenho, partindo da ideia do texto visual. No caso específico da ilustração de livros onde há o diálogo com um texto verbal, o desenho deve tomar o cuidado para não ficar a serviço da escrita, da mesma forma que a escrita não fique uma legenda do desenho. Portanto manter-se atento a ambas as linguagens é fundamental. A oficina busca orientar para perceber a relação entre palavra e imagem e como elas juntas criam um terceiro tipo de expressão: o livro ilustrado.

A oficina escrita de crônicas, por sua vez, vai apresentar o gênero textual que se coloca entre o jornalismo e a literatura, que traz características de uma e outra linguagem e retrata cotidianos, personagens, locais e fatos históricos, valendo-se do olhar peculiar do escritor. A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.

O projeto Histórias Especiais

As oficinas são oferecidas pela APAE de Balneário Camboriú como contrapartidas pelo recurso público aportado na realização da segunda edição do livro Histórias Especiais. Neste ano, será editada a segunda edição do livro que leva o mesmo título, uma publicação digital disponibilizada em plataforma online e com acesso totalmente gratuito, composto por seis histórias e ilustrações criadas pelos alunos artistas da unidade. Por fim, a obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em Libras.

Acima de tudo, o projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume II é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 007/2021, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.