The Beatles: antes deste nome a banda já se chamou JAPAGE. Saiba mais

Compartilhe

A biografia dos Beatles, Tune In de Mark Lewisohn, é um dos melhores registros que eu já li sobre John, Paul, George e Ringo, aliás, não só para mim, mas para todos aqueles que amam o quarteto de Liverpool.

O livro é dividido em dois grandes volumes com cerca de 550 páginas e traz histórias de muito antes da fama dos rapazes. Lewisohn foi buscar através de documentos, entrevistas, e com todos aqueles que estiveram ligados a banda toda verdade para decifrar fatos que muitas vezes eram contados pela metade, ou até criados. 

Para se ter uma ideia, durante um capítulo inteiro a autor esmiúça as origens das famílias Lennon, McCartney, Harrison e Starkey, buscando registros dos seus avós e bisavós, como profissões, lugares de onde vieram ou com que trabalharam. Isto me fez como fã e leitor entender mais sobre a banda. 

Em um destes capítulos, existe o registro de como foi escolhido o nome Beatles, o que sempre se soube era a história criada por Lennon do sonho de que um homem veio em uma torta gigante dizendo “a partir de hoje vocês são Beatles, com A”, e também a inspiração no filme estrelado por Marlon Brando, The Wild One, de 1953, quando o personagem convoca membros para sua gangue, chamada “Beetles”. Mas a origem mesmo veio inspirada nos Crickets de Buddy Holly, no entanto com a pitada Beat sugerida por Stuart Sutcliffe, ou seja, o Beatles com A.

Japage 3

Foto rara de Paul, George (costas) e John, em março de 58. Crédito Mike McCartney

Acima de tudo, antes do nome definitivo, The Beatles, eles tiveram outros nomes bem curiosos. Essa época era final de 1958, e os três haviam conhecido Derek Hodkin amigo de John da escola de arte e também por conta de um interesse específico, ele tinha um gravador de fita. E um certo dia levou o aparelho para a casa de Paul com intuito de gravar os rapazes, o baterista na época era o irmão de Paul, Mike, no entanto, aquilo era provisório por conta de um problema no braço que ele tinha.

A gravação na fita, se limitou a muitas conversas, risadas, Paul imitando Little Richards e George fazendo uns solos aleatórios. John sugeriu que Derek fosse o empresário da banda, e comentou que gostariam de mudar de nome. Sendo assim, surgiram várias ideias, como por exemplo, “The Polecats”, “The Ravens”, “The Blackbirds”, “The Jacksdaws”, “The Jaybirds”. Derek anotava tudo. No entanto, na fita gravada, Hodkin escreveu JAPAGE 3. Ele explicou para os três o porquê do nome, “J” de John, “Pa” de Paul, e “Ge” de George.

Derek Hodking e o papel escrito na fita

Derek ofereceu a fita para os três mas eles não tinham 30 shillings para pagar, e mesmo se tivessem não teriam um aparelho para ouvir. Hodkin levou a fita para casa, e conta o episódio no livro TUNE IN:

“Assim que cheguei em casa, em Widness, eu insisti para os meus pais ouvirem a fita. Mas ambos disseram que era uma bobagem barulhenta, mas eu queria ser o empresário deles”. 

Derek virou um empresário de dois “shows”

Derek criou uma agenda chamada, “The Japage 3 Engagements book”, (Agenda de compromissos da Japage 3).

No começo ele se empolgou com os três, mas o primeiro compromisso musical da Japage 3 foi no casamento do irmão de George, Harry em 20 de dezembro de 1958. Eles tocaram, John ficou bêbado e acabou derrubando cerveja na cabeça de uma pianista idosa. 

The Beatles: antes deste nome a banda já se chamou JAPAGE. Saiba mais
No casamento do irmão de George. Foto Mike McCartney.

Aqueles compromissos eram totalmente despretensiosos para Derek, mesmo assim, ele conseguiu para banda tocar no La Scalla Ballroom. Na época, Paul trabalhava em um bar servindo cerveja. George Harrison fazia ponta em outra banda chamada, “Le Stewart Quartet”, tocando guitarra base.  E por fim, John estava na escola de Artes.

No La Scalla Ballrom é possível que os três, John, Paul e George tenham tocado “Three Cool Cats”. Derek Hodkin não compareceu ao evento, e John Lennon encerrou a carreira do JAPAGE 3 com Derek naquele momento. Quanto a fita da gravação, Derek Hodkin substituiu o registro dos três Beatles de 1958, pela canção The Wand Of Youth, de Edgar e Jeux d’enfants, de Bizet. Então, ele deve ter se arrependido amargamente.