“Sociedade da Neve”, a história real de um acidente aéreo ocorrido em 1972.

A novidade da semana na Netflix, é o filme, “Sociedade da Neve”, que estreou no dia 4 de janeiro

O longa é uma produção inspirada no livro homônimo do autor Pablo Vierci, que narra o acidente aéreo do voo 571 da Força Aérea Uruguaia que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.

No total sobreviveram 16 pessoas, das 45 a bordo, entre atletas, familiares e tripulação. No voo estavam os jogadores do time de Rugby Uruguaio, Old Christians, do colégio Stella Maris, que iriam participar de uma competição em Santiago, no Chile. 

O avião caiu em uma remota da Cordilheira dos Andes, e os sobreviventes tiveram que lutar contra o frio, devido às condições climáticas terríveis, dores e ferimentos, e a fome. Tanto é que chega em um ponto em que para sobreviver eles decidem se alimentar da carne humana dos próprios companheiros mortos. 

"Sociedade da Neve", a história real de um acidente aéreo ocorrido em 1972.
Sociedade na Neve. Divulgação.

Na época, o trabalho de busca era muito remoto e difícil, inclusive o resgate chegou a ser cancelado dias após o acidente. Contudo, por outro lado, os sobreviventes buscavam alguma forma de comunicação para conseguir ajuda. Sendo assim, é quando Fernando Parrado e Roberto Canessa decidiram ir em busca de auxílio pelas montanhas, e assim encontraram um vilarejo. É quando um morador da região consegue acionar as equipes de resgate. 

Acima de tudo, “Sociedade da Neve”, está entre os indicados ao Globo de Ouro 2024, na categoria filme internacional. Além disso, a produção tem esperanças da indicação ao Oscar. 

Uma curiosidade, um dos sobreviventes reais, Carlito Perez, interpreta o seu próprio pai no longa. 

Por fim, “Sociedade da Neve”, está disponível na Netflix, confira o trailer: