Rita Lee achava David Bowie “meio parente” dela.

Compartilhe

Rita Lee tinha profunda admiração pela obra de Bowie, encontrou com ele algumas vezes e até personificou sua figura em ensaio.

Rita Lee encontrou David Bowie três vezes. A primeira quando viu o cantor tocar em Londres no ano de 1974, durante a turnê do álbum, “Diamonds Dogs”. 

A segunda vez em 1990, no Brasil, nos bastidores do show dele no Olympia em São Paulo. Sendo assim, na ocasião Rita presenteou o músico com um cristal Phantom. A cantora contou o fato no seu livro, “Rita Lee: uma autobiografia”

Rita Lee achava David Bowie "meio parente" dela.

“Entreguei o Phantom na mão dele, que ficou impressionado com o holograma dentro do cristal.

Rita Lee achava David Bowie "meio parente" dela.
Rita com Bowie em 1990.

E continuou: Já em 1997 eu toquei no mesmo dia que ele na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba. Ele se lembrou do Phantom que dei no camarim do Olympia e liberou a lateral do palco pra gente ver o show bem de pertinho…uns quatro metros de distância, sweet. Teve a generosidade de descolar um lugar na coxia. Nem precisava ser tão educado, sendo o gênio que era”.

Então, tudo parente.

Rita Lee comentava que achava que o camaleão do rock era meio parente dela, pelo fato de que o nome completo dele era David Robert Jones, assim como ela se chamava Rita Lee Jones. 

“Eu achava ele meio parente… Jones, capricórnio, magérrimo… Beto (o filho mais velho de Rita) se parece com ele”. Conforme contava.

No ano 2000, Rita Lee chegou a se transformar em Bowie em uma caracterização de Ziggy Stardust, com o famoso raio na metade do rosto da capa do álbum, “Aladdin Sane”.

Rita Lee achava David Bowie "meio parente" dela.
Rita Lee. Reprodução facebook.

Quando o cantor morreu em 2016, Rita Lee postou uma foto no seu Instagram de olhos fechados e com uma camisa com estampa do astro.

Rita. Reprodução Instagram.

“O mundinho ficou tão sem graça. Bowie saiu de cena com um gran finale… Emocionante ele atuar a própria morte. Até para morrer ele fez arte”, afirma, sobre o clipe de “Lazarus”, lançado três dias antes de sua morte”. 

David Bowie lançou o álbum “Blackstar” no dia do seu aniversário, em 8 de janeiro de 2016, com o single e videoclipe “Lazarus”, que fala justamente sobre a relação vida, morte. Bowie morreria dois dias depois. Contudo, ele sabia que estava em estado terminal, ou seja, o lançamento do álbum era sobretudo, uma despedida. Por fim, Rita Lee morreu em 8 de maio de 2023, depois de uma longa batalha contra um câncer.