Moby Dick, saiba curiosidades sobre esta canção do Led Zeppelin

A música instrumental está no segundo álbum do Led Zeppelin lançado em 1969.

O álbum “Led Zeppelin II” foi lançado em 22 de outubro de 1969 como o segundo trabalho da banda, surgindo 10 meses após o álbum de estreia. O processo de gravação das faixas teve início em janeiro e se estendeu até agosto. Contudo, devido as constantes turnês, o grupo optou por gravar em diversos estúdios localizados em diferentes lugares.

Entre esses locais, destacam-se o Olympia em Londres, o A & M em Los Angeles, os estúdios A & R em Memphis, Tennessee, e em Vancouver, no Canadá. Em meio a esse processo, Jimmy Page, em tom descontraído, brincou certa vez ao mencionar que gravavam os vocais em Londres, a gaita em Memphis, e mixavam em Nova Iorque. 

Essa complexidade refletiu na vibração, peso e qualidade deste álbum. Destacando faixas como, “Whola Lotta Love”, “Thank You”, “Ramble On”, “Bring It On Home”. Além de “Moby Dick”, a música instrumental que vamos comentar neste artigo.

“Grande como Moby Dick”

Em 1969, John Bonham já era casado com Pat Phillips, e naquela época, o filho do casal, Jason Bonham, contava com apenas 4 anos. Portanto, recordando esses momentos, Pat destacou que Bonham costumava ensaiar algumas batidas do que viria ser a canção, quando seu filho fez um pedido peculiar: ele queria que o pai tocasse uma batida longa e imponente, grande. Intrigado, John indagou o motivo, ao que Jason prontamente respondeu: “É para ser tão grande quanto Moby Dick”. Conforme consta no song facts.

John Bonham. foto getty images

John Bonham até então costumava chamar aqueles arranjos de “Pat ‘s delight”, em homenagem a esposa. A partir daí frequentemente Jimmy Page via o baterista tocando aquelas batidas no estúdio. Sendo assim, Page gravava John tocando para depois colocar o riff.

Curiosamente, o riff foi inspirado em uma canção do Led Zeppelin chamada “The Girl I Love She Got Long Black Wavy Hair”. A canção está nas sessões realizadas ao vivo nos estúdios da rádio BBC. Confira:

Agora algo mais curioso ainda, é que esta música é muito semelhante a canção, “Watch Your Step”, composta por Bobby Parker em 1961. Era muito comum o Led Zeppelin pegar trechos de músicas obscuras do folk e do Blues e colocar nas suas canções. Inclusive algumas delas geraram brigas nos tribunais por conta de direitos autorais. Então, veja a semelhança:

“Moby Dick”, não tem vocais, a música era o momento em que, quando encerra a participação de Page e Jones Paul Jones e fica somente o solo de bateria do John Bonham, os outros músicos saiam do palco para fumar um cigarro. Ouça