Marcoliva faz show inédito no Sesc Prainha neste sábado.

Compartilhe

Show inédito neste sábado, dia 17 de julho, será transmitido pelo canal de YouTube do Sesc Santa Catarina

Fotos: Guto Campos.

Neste sábado, dia 17, às 20h, o cantor e compositor Marcoliva apresenta pela primeira vez o show Cara a Cara, com seis canções autorais do EP homônimo. O artista de Florianópolis, banda e convidada especial estarão no palco do Sesc Prainha, que irá transmitir o evento pelo canal de YouTube do Sesc Santa Catarina. O objetivo é impulsionar a campanha de financiamento coletivo criada para viabilizar o lançamento do EP em setembro. 

“Essa noite terá um “q” de especial por também ser o meu aniversário. E olha que isso não foi combinado. Calhou! Por conta disso, quero aproveitar para fortalecer a campanha de financiamento colaborativo e literalmente tirar da gaveta esse trabalho como um todo”, segundo afirma Marcoliva. 

Marcoliva – Foto Guto Campos.

O show Cara a Cara privilegia o verso e têm pegada rítmica marcada pela percussão de Alexandre  Damaria e de Rodrigo Campos. Na voz e violão, Marcoliva; na guitarra, Rafael Meksenas; e no contrabaixo, Fábio Carlesso. De quebra, contará com a participação especial da cantora Silvia Abelin.

EP celebra encontros e trocas artísticas 

O EP Cara a cara, conta Marcoliva, celebra os encontros e “tem sabor das trocas artisticas”. Com direção musical de Rafael Calegari, tem a parceria (letras) de Milu Leite em Acalanto para o Coração; de Dennis Radünz e Vinícius Alves em Ou ou; de Aline Maciel em Chiaroscuro, que também participa cantando; e de Christian Von Koenig em Girassol de Júlia. Conta ainda com a participação vocal de Silvia Abelin. A cantora Angie Gastambide fez um trabalho de voice coach com o elenco e participa em uma das faixas. 

“A música Girassol de Julia, por exemplo, surgiu do poema de Christian Von Koenig que tive contato no projeto Palavra Canção; Acalanto nasceu no sarau da Casa da Tita, no Campeche; Lixo, o Que? surgiu de uma provocação do programa Quinta Maldita”, afirma o artista. 

Cantor e compositor Marcoliva. Foto: Guto Campos

O resultado dessas conexões foi um potente apanhado poético:  

Ou a fala da finitude da vida; Chiaroescuro, do desejo de estar perto e distanciamento de quem se ama, fala de solidão; Acalanto faz refletir sobre olhar para si; Girassol de Julia fala da flor que floresce, que traz esperança;  Lixo, o Que?, sobre o lixo de forma literal e do lixo humano; e, por fim, Cara a cara fala sobre empatia, sobre abertura para se ver no outro.

“Emerge desse trabalho o conceito do não eu, que não significa a ausência de si, mas a valorização do outro. É uma provocação para olhar para dentro e para fora, para olhar para o outro. Cara a cara pede empatia e clama pela compreensão (utópica) que somos todos iguais”, conforme reflete Marcoliva. 

A força do coletivo

O trabalho do coletivo aparece sobretudo, nas canções, nos videoclipes e na divulgação do EP, do show e da campanha colaborativa. Outros profissionais que contribuíram com projeto foram Natália Seeger e Blandnoa, com figurino; Denilson Antônio, com o cenário; Monica Kukulka, com a direção cênica; Cláudia Aguiyrre, Juliana Antonello, Isabella Graça e Stewart Polo com criações  audiovisuais; Guto Campos com imagens e fotografias; Stella Machado com maquiagem; Leo Seconatto, com a identidade visual; Eduardo krziminski com arte gráfica; Lacerda Music e Rafael Calegari com os os estúdios; e o Selo Café Maestro. Diálogo constante e ajuda na concepção geral de Concetta Esposito. A produção executiva é de Davi Tekle.

Campanha colaborativa

Acima de tudo, para viabilizar a produção e lançamento do EP Cara a Cara foi criada uma campanha colaborativa na plataforma  apoia.se . Dessa forma, o valor será revertido para mais de 20 profissionais da cadeia produtiva de produção musical, de vídeo e comunicação. Por fim, a campanha vai até o dia 3 de Setembro. 

Então, apoie: https://apoia.se/caraacara

Sobre Marcoliva

Marcoliva é multiartista e vive em Florianópolis. Cantor e compositor, mas integra seu trabalho com outras linguagens como por exemplo a literatura, a cultura popular, bem como a cerâmica.

Iniciou sua trajetória na música quando tinha 15 anos. Desse modo, de lá para cá gravou cinco álbuns autorais e publicou três livros. Depois de 18 anos de parceria com Tatiana Cobbett, lançou seu primeiro trabalho solo em 2020:  Todos os Santos reúne quatro canções que nasceram em meio a pandemia. 

Em 2021, mais novidades: o single Xote para ti, já nas plataformas digitais; o recém-lançado videoclipe Lixo, o Que?, em live no programa Quinta Maldita e disponível no canal de YouTube do compositor; e o EP Cara a Cara, que está em produção e deve ser lançado em setembro. 

Cara a Cara, com Marcoliva

Sábado, dia 17 de julho, às 20h

Canal de YouTube Sesc SC: