Discos e bandas de rock

‘Highway To Hell’, uma canção sobre o estilo de vida de Bon Scott.

‘Highway To Hell’, uma canção e álbum marcados pela chegada ao topo e pela morte de Bon Scott.   

Em 1979, o AC/DC lançou seu sexto álbum e canção, intitulados “Highway To Hell” . Este álbum foi o primeiro a atingir o Top 100 da Billboard no mercado americano. Além disso, “Highway To Hell” é o último álbum com o vocalista Bon Scott, cuja trágica morte ocorreu em 19 de fevereiro de 1980.

A circunstância em torno da morte de Bon Scott é surreal. Na fatídica noite, ele consumiu drogas e bebidas em excesso com seu amigo Alistair Kinnear. Ao retornarem para casa, Bon Scott desmaiou no banco de trás do carro. Alistair tentou acordá-lo ao chegar ao apartamento, mas sem sucesso. Desse modo, Bon Scott foi deixado dormindo no carro durante uma madrugada extremamente fria.

Ao perceber, na manhã seguinte, que Bon Scott permanecia sem resposta, seu “amigo” o levou ao hospital. Infelizmente, já era tarde demais. Bon Scott havia falecido devido a uma overdose, afogando-se em seu próprio vômito. A baixa temperatura contribuiu para a tragédia. Esses eventos sombrios marcaram o fim da era de Bon Scott com o AC/DC.

Highway To Hell, uma canção sobre a vida Bon Scott

Com a morte de Bon Scott a faixa “Highway To Hell”, acabou se tornando um epitáfio do estilo do vocalista, a letra fala justamente da vida sem limites, paradas ou alguém para atrasar, e principalmente, conhecendo todos estes riscos. 

Ao criar essa clássica música, a banda se inspirou na Canning Highway, uma estrada australiana apelidada de “estrada para o inferno”. Essa designação provém de trágicos históricos de acidentes fatais relacionados à alta velocidade e ao consumo excessivo de álcool que ocorriam ao longo dessa rota. Em especial, uma seção sinuosa da “Canning Highway” que abrigava o pub The Raffles, de onde frequentadores muitas vezes saiam embriagados. Curiosamente, Bon Scott, vocalista da banda, residia nas proximidades em Fremantle, tornando a inspiração para a música ainda mais próxima e pessoal.

O vocalista Brian Johnson explicou sobre a composição de Bon Scott ao The Metro em 2009: 

“Foi escrita sobre estar no ônibus na estrada onde leva uma eternidade para ir de Melbourne ou Sydney a Perth através da Planície de Nullarbor. Quando o Sol se põe no oeste e você ‘Estamos passando por ela, é como uma bola de fogo. Não há nada a fazer, exceto uma rápida para no pub ou um jogo de cartas, então foi aí que Bon criou a letra”. 

Curiosidades sobre a canção.

A canção “Highway To Hell”, impulsionou as vendas do álbum nos Estados Unidos, alcançando cerca de sete milhões de cópias. Por coincidência, um trecho da rota 666 entre o Arizona e Utah também é apelidado de Highway To Hell. Segundo o song Facts

Grupos religiosos consideraram o álbum satanista pelo fato de Angus Young aparecer com chifrinhos na foto. O guitarrista inclusive já comentou sobre o fato: 

“Você não precisava tocar o álbum ao contrário, porque nunca escondemos as mensagens. Chamamos um álbum de Highway To Hell, estava bem na frente deles.”

Semelhantes a micaretas e os trios elétricos baianos do carnaval do Brasil, na Canning Highway acontece o Festival de Perth, quando bandas sobem nos “trios elétricos” tocando músicas do AC/DC. O evento reúne milhares de pessoas durante um trajeto de cerca de 10 quilômetros. Então, veja:

 Por fim, após o retorno de Brian Johnson aos vocais do AC/DC, a banda é uma das cotadas para o Rock In Rio em 2024 no Rio de Janeiro.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, músico e apaixonado por rock, literatura e histórias curiosas.