Destacamos 9 músicas de John Lennon no dia que ele faria 83 anos.

Compartilhe

John Lennon completaria 83 anos neste 9 de outubro, escolhemos 9 canções da carreira solo para lembrar do artista nesta data.

Neste 9 de outubro de 2023, caso John Lennon estivesse vivo completaria 83 anos. Para lembrar a data, separamos 9 canções – sim, 9, pelo significado que o número tinha para ele, por ter morado na infância em uma casa de número 9, contratos foram assinados em dias do mês com este número e muito mais coincidências.

MIS de São Paulo faz especial 40 anos sem John Lennon.

As músicas escolhidas são da carreira solo do ex-Beatle. Então, confira

Instant Karma

John Lennon conta ironicamente que fez a música no café da manhã, gravou no almoço e lançou no jantar. A canção foi gravada em 26 e 27 de janeiro de 1970 em Abbey Road. O conceito que John quis passar na música era sobre a responsabilidade a respeito de nossas ações, além disso, a música também era uma mensagem para aqueles que criticavam seus apelos pela paz. O karma instantâneo vai te pegar”.” Instant Karma”, contou com a produção de Phil Spector, Billy Preston no piano, Klaus Voormann, baixo, Alan White na bateria, George Harrison na guitarra, Yoko nos vocais e Mal Evans tocando sinos. Além de diversos amigos cantando no refrão e fazendo as palmas da canção.

Imagine

Uma das canções mais lembradas de John Lennon não poderia ficar de fora, “Imagine”, surgiu no período em que John e Yoko estavam atuando bastante em protestos em favor da paz e contra a guerra do Vietnã. A ideia da canção era John no piano e um conceito simples de arranjos, que foram gravados no Ascot Studios, localizado na propriedade de Lennon em Tittenhurst Park. A gravação contou com Klaus Voormann no baixo, Alan White e Jim Keltner na bateria, além de Nick Hopkins no piano. 

A canção está no álbum “Imagine”, produzido por Phil Spector, lançado em 8 de setembro de 1971. O videoclipe da música foi produzido na sala de John, onde ele toca o famoso piano branco enquanto Yoko abre as grandes janelas do lugar e depois se une a ele.

John declarou que a música devia ter sido creditada a Yoko também, 

“Essa deveria ser creditada como uma música de Lennon/Ono porque grande parte da letra e do conceito veio de Yoko. Mas naqueles dias, eu era um pouco mais egoísta, um pouco mais machista, e meio que omiti a contribuição dela.” Disse John em uma entrevista a Andy Peebles para a BBC.

Em 2017, a National Publisher creditou o nome de Yoko ono à canção

Mind Games

John se inspirou no livro, Mind Games: The Guide to Inner Space . Escrito por Robert Masters e Jean Houston. A ideia era que podemos pregar peças em nossas mentes e assim mudar de comportamento. No entanto, Mind Games tem também o apelo anti-guerra, afinal a composição começou em 1969, e está presente até naquelas sessões em Abbey Road, com o nome ainda de “Make Love, Not War”.

A versão final também reflete até uma autocrítica de Lennon. O período de gravação até ser lançado no álbum de mesmo nome em novembro de 1973, é aquela etapa em que John iria viver seu “Fim de semana perdido”, quando ele Yoko se separaram e ele começou um relacionamento com May Pang, namorada indicada por Ono.

O videoclipe mostra Lennon andando solitário pelo Central Park em Nova Iorque, dando autógrafos, brincando com crianças , dançando, tocando em um teatro, andando de carruagem pelas ruas de Manhattan 

Whatever Gets Thru The Night

Com a colaboração de Elton John, “Whatever Gets Thru The Night”, foi a canção que trouxe John de volta aos primeiros lugares nas paradas. A música também foi responsável por unir novamente John e Yoko em 28 de novembro de 1974, durante o show em que Lennon cantou com Elton John no Madison Square Garden. Afinal, Elton John apostou com Lennon que a música ficaria em 1º lugar, John não acreditou e perdeu a aposta. O “prêmio” era John subir no palco e cantar com Elton naquele show. 

 

Jealous Guy

A melodia da canção nasceu quando Os Beatles ainda estavam na Índia em 1968, com o nome “Child Of Nature”, contudo, a música não tinha relação com a canção final presente no álbum “Imagine” de 1971. 

A música fala da relação possessiva e ciumenta de Lennon em relação a Yoko, e também um pedido de desculpas. John falou sobre a canção. 

“Quando você está apaixonado por alguém, você tende a ficar com ciúmes e quer possuí-lo e possuí-lo 100 por cento, o que eu faço. Intelectualmente, pensei que possuir uma pessoa é uma besteira, mas eu amo Yoko, quero possuí-la completamente. Não quero sufocá-la. Você tem tão pouco quando criança, acho que quando você o encontra, você quer segurá-lo. Você o agarra tanto muito, você tende a matá-lo.” 

God

Uma das músicas mais controversas da carreira solo de John, presente no álbum “Imagine”. Lennon, faz várias referências, em relação ao sonho dos Beatles ter acabado, seu ressentimento em relação a Paul McCartney. Ao conceito do grito primal de Timothy Leary, que experimentava com Yoko, na primeira frase da música John exprime logo de cara um sentimento em relação a Deus. 

“Deus é um conceito, pelo qual medimos nossa dor; Falarei de novo,“Deus é um conceito, pelo qual medimos nossa dor”

Na canção John quis quebrar a idolatria, dizendo que não acreditava em Jesus, Deus, Zimmerman (Bob Dylan), Hitler, Buddha, Mantra e tudo mais. Contudo, era uma forma de criticar ídolos. 

No entanto, na segunda parte idolatra Yoko, na frase, “Apenas acredito em mim, Yoko e em mim”. 

As contradições de Lennon.

#9Dream

Lançada no álbum, “Wall And Bridges”, #9Dream, John conta que a música veio em um sonho, onde estava em um sonho, anda rodeado de árvores e ouve alguém chamar seu nome, enquanto começa a chover e dois espíritos dançam .

A frase, Ah! Böwakawa poussé, poussé”, não tem um significado específico mas Lennon queria realmente colocar “Pussy” no final. 

Woman

Uma canção típica de amor de John Lennon para Yoko Ono, expressando também a força feminina. A música está no álbum “Double Fantasy” em 1980. E é bem provável que John adotasse essa linha de composição no decorrer dos anos 80 caso não tivesse morrido em 8 de dezembro. O videoclipe é um registro histórico de John & Yoko pelo Central Park e depois no quarto do Dakota. 

 

Just Like (Starting Over)

Muitos fãs dos Beatles acreditam que a música é premonitória. Mas o fato, é que “Starting Over”, era realmente sobre recomeço e amor. Afinal, John passou 5 anos afastado da mídia para ficar junto de Sean e Yoko. 

Por fim, a inspiração veio das velhas canções de rock and roll dos anos 50 Tanto é que a capa do Double Fantasy, faz uma referência a uma foto que Stuart Sutcliff, primeiro baixista dos Beatles morto em 1962, fez beijando Astrid Kircher no começo dos anos 60.