Um planeta que nunca conheceu a escuridão: leia O Cair da noite.

Compartilhe

Um planeta que não conhece a noite.

Um planeta chamado Lagash nos últimos milênios nunca viu a noite, agora se vê diante desta chance devido a anomalias em sua órbita. Este é o enredo de O cair da noite, de Isaac Assimov, um livro de ficção científica indispensável para quem gosta do gênero.

Lagash tem seis sois, que se revezam no céu, sempre deixando o planeta iluminado. Portanto, a escuridão, é desconhecida, e chega a causar vertigens nos moradores, quando estão em cavernas, ou lugares mais fechados.

Uma curiosidade é que os personagens possuem nomes seguidos de números. Como por exemplo o jornalista Theremon 762, que apura a chance que nos próximos dias apenas um sol estará no céu, causando, a primeira noite em 2049 anos. 

Para os moradores isto é o seu apocalipse, tendo em vista os cultos revelarem que a cada 2000 anos ocorre uma destruição por um evento astronômico. 

Dessa forma inicia uma histeria coletiva, de um lado o fato, comprovado por cientistas, do outro o caráter religioso e cultural. O livro mostra um debate psicológico, como os habitantes deste planeta vão se comportar diante da escuridão sem antes tê-la vivido? Em uma das experiências, iniciam testes com moradores para que vivenciem a falta de luz, mas não vamos dar spoilers.

O tema é atual, em paralelo com a Terra sempre temos as profecias de caráter religioso, folclórico ou cultural a cerca do fim dos tempos. 

Mistério, ficção e psicologia.

Isaac Assimov escreveu este conto ainda nos anos 40, e só resolveu transforma-lo em um romance por influência do editor John Campbell em 1968. A união de ficção científica, mistério e psicologia é uma das características do autor, que escreveu também, Eu, robô, obra adaptada para o cinema, que envolve a interação entre humanos e máquinas de inteligência artificial.

Por fim, adquira seu exemplar de, O cair da noite, e aproveite o preço promocional de indicação da Nave criativa no site da Amazon.com 

Sendo assim, divirta-se e boa leitura

Ouça o nosso Podcast.

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat