Praias de Balneário Camboriú renovam selo Bandeira azul.

Compartilhe

As praias do Estaleiro e Estaleirinho foram aprovadas pelo júri nacional do programa Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo.  Portanto a renovação do certificado do programa para a temporada 2020/2021 foi solicitada pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú.

O júri nacional do Bandeira Azul se reuniu de forma virtual para avaliação das praias e marinas candidatas à certificação para a temporada 2020/2021 no dia 30 de junho. Sendo assim, a próxima etapa será a avaliação do júri internacional. As duas praias estrearam no Bandeira Azul em 2018.

O selo internacional é concedido, por exemplo, a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as praias de Balneário Camboriú estão liberadas apenas para atividades físicas individuais.

“Esperamos que, no início da temporada, a pandemia esteja enfraquecida e todos possam aproveitar nossas praias de forma segura. Vamos aguardar as recomendações que devem ser encaminhadas pelo júri internacional, uma vez que o Hemisfério Norte já está em plena temporada Bandeira Azul. A experiência deles pode nos auxiliar. Mas, independentemente de quantas pessoas vão poder frequentar as praias, a certificação é a busca pela qualidade ambiental e disso não podemos descuidar”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Sobre o Programa

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Inclusive para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, dessa forma recomendada pelo júri nacional e aprovada pelo júri internacional.

Por fim, o júri internacional é composto por diversas instituições internacionais, que também podem ser conferidas no site http://www.bandeiraazul.org.br/

Informações site bandeira azul

WhatsApp chat