Linda Keith deu a guitarra de Keith Richards para Jimi Hendrix.

Em 18 de setembro de 1970 morria Jimi Hendrix, o lendário músico dos anos 60 que revolucionou o modo de tocar guitarra. 

Hendrix morreu em Londres, em circunstâncias ainda bem controversas, dizem que o músico se afogou com o próprio vômito depois de ingerir barbitúricos. Porém, o fato mais aceito, é que Jimi teve uma overdose por conta das drogas, e quando estava sendo levado de barriga para cima em uma maca por enfermeiros, aí sim, ele vomitou, se afogou e morreu sufocado.

Hendrix tocou como guitarrista de apoio para artistas como Little Richards, The Isley Brothers, Ike Turner e Tina Turner e uma banda chamada Buddy & Stacey with The Upsetters, um video no youtube mostra a atuação do músico, que já se destacava dos demais, solando de forma diferente, passado os dedos sob os braços da guitarra. Veja:

Conta a lenda que Little Richards demitiu Jimi Hendrix porque sentiu que o guitarrista estava aparecendo mais que ele. Jimi então se mudou para Nova Iorque em 1966 e tocou em uma banda chamada “The Blue Flames”.

Keith Richards conta sobre Hendrix.

Neste ano de 1966, Keith Richards, havia levado a modelo Linda Keith com ele para a turnê nos Estados Unidos. Os dois haviam sido namorados anos antes, mas ainda tinham algum relacionamento, Contudo, nesse período Linda consumia drogas pesadas, algo que por incrível que pareça Richards desaprovava.

Uma certa noite, Linda Keith foi em um bar em Greenwich Village e viu Jimi Hendrix tocar, ficando fascinada com o músico no palco, e o modo como ele tocava. Linda convidou o produtor e empresário dos Stones, Andrew Oldham para vê-lo, no entanto, Andrew não achou Hendrix grande coisa.

O entusiasmo por Hendrix virou uma obsessão para Linda, tanto é que o próprio Keith Richards conta um fato que pouca gente sabe, no seu livro biográfico, VIDA. “Em seu entusiasmo, Linda durante uma longa noite com Jimi, ela deu a ele a minha Fender Stratocaster que estava no meu quarto de hotel. E Linda pegou uma cópia de um demo que eu tinha de Tim Rose, cantando uma canção chamada, “Hey Joe”, levou para casa de Roberta Goldstein, onde Jimi estava, e tocou para ele. Isso é história do rock and roll. Pelo jeito ele acabou recebendo a canção de mim”. Conforme lembra Keith Richards.

A Descoberta

Linda Keith, resiliente, foi em busca de Chas Chandler, que tinha acabado de sair do Animals e estava começando a carreira de empresário de artistas. Ela convidou Chas para ver um show do músico, que imediatamente, maravilhado com o que viu, topou empresariar Hendrix. 

Chas levou Jimi para Londres, e lá montou a banda com Noel Redding no baixo, e Mitch Mitchell na bateria, o trio que ficaria conhecido como, The Jimi Hendrix Experience. Londres foi o palco para o sucesso de Hendrix.

O modo de tocar, o carisma no palco, os efeitos sob o pedal Wah Wah, mudaram inclusive a produção de guitarras, amplificadores e acessórios. Além do mais produziu uma reação positiva em outros astros, como por exemplo, Eric Clapton, Pete Townshend e Jeff Beck, eles se viram obrigados a se igualarem em criatividade e qualidade do seu som ao novo guitarrista. 

Jimi Hendrix teve um relacionamento com Linda Keith durante um tempo.

Curta carreira

Uma curiosidade, já no auge, Jimi começou a se desentender com o baixista Noel Redding, por diversos fatores. Um deles é que Noel desejava ser um segundo guitarrista da banda e Jimi não concordava. 

Outro aspecto, na época Jimi se viu pressionado pelo grupo ativista Panteras Negras para formar um grupo só com negros, foi então que aproveitando o desentendimento com Noel, demitiu o baixista e contratou Bill Cox e formou uma nova banda em 1969, a Gypsy Suns and Rainbows, que toca inclusive no Festival de Woodstock.

No entanto, Noel soube que estava fora através da imprensa. Logo Depois, em 1970, Buddy Miles entrou no lugar de Mitch Mitchell, para “atender” um pedido dos Panteras Negras.

Entre 1969 e 1970, Jimi oscilava entre grandes apresentações, e problemas pesados com drogas. O músico chegou a ser preso, incitava plateias, além do mais passava por problemas judiciais devido a um contrato assinado ainda em 1966. Tudo isso colaborou para que Hendrix se afundasse nas drogas. Por fim, o filme “Jimi, tudo a meu favor”, de 2013, conta a história de Jimi Hendrix. O longa está disponível para aluguel no Prime Video.