Filmes infantis na 22ª Mostra de Cinema de Florianópolis retratam vida e cultura das crianças brasileiras

Compartilhe

No total são 100 curtas-metragens de 19 estados brasileiros e nove países; os filmes serão exibidos durante o evento, de 12 a 21 de Outubro

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia os selecionados para a 22ª edição do evento. No total, são 100 curtas-metragens nacionais e internacionais, de 19 estados brasileiros e nove países, nos gêneros animação, ficção, documentário, experimental e videoclipe. A Mostra deste ano começa no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, e segue até o dia 21 do mesmo mês, com programação presencial em Florianópolis e seleção de filmes na plataforma online Itaú Cultural Play. 

Vãn txiká og to gó tog te anh ke vã - O re-começo da vida (de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw, ficção).
Vãn txiká og to gó tog te anh ke vã – O re-começo da vida (de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw, ficção).

No total, 80 filmes de 19 estados brasileiros estarão na Mostra. São Paulo e Minas Gerais tiveram o maior número de curtas-metragens selecionados, 22 e 8 filmes, respectivamente. Bahia, Paraná e Santa Catarina estarão representados por sete curtas cada um. Compõem a seleção ainda as produções de Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Amazonas, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

“Este ano, foram mais de 250 filmes inscritos. A qualidade geral de todos foi surpreendente, o que mostra a força do cinema nacional para crianças e o seu papel na cultura brasileira. A equipe de curadoria selecionou um conjunto de obras capaz de retratar a diversidade brasileira e que estimula a criatividade e imaginação das crianças”, afirma Gilka Girardello, curadora da Mostra, ao lado de Melina Curi. 

17 rosen für Emma (de Anna Niebert, ficção, Alemanha, 2022, 13’09’’)

A seleção deste ano é diversa em temas e linguagens, o que traz à tona um panorama da vida, cultura e dos interesses das crianças brasileiras de hoje, em diferentes tipos de família e comunidades urbanas e rurais, com a escola muito presente como cenário importante da vida dos jovens. 

“É bem visível também, nesta nova safra de filmes, a grande presença de personagens negros – crianças e famílias – em situações cotidianas positivas, contribuindo para uma representação mais fiel da sociedade brasileira”, observa Melina Curi. 

Entre os internacionais, que somam 20 curtas-metragens, tem filmes do Chile, Argentina, Colômbia, Portugal, Alemanha, França, Holanda e Itália, com temas e arte capazes de ampliar o horizonte das crianças brasileiras. 

Protagonismo infantil 

Parquinho (de Vânia Lima, ficção, BA, 2021, 20’)

Na seleção de 100 filmes feita pela curadoria da Mostra, chama atenção o grande número de curtas-metragens que têm crianças como protagonistas, mostrando o ponto de vista delas sobre o mundo. Paralelo a isso, observa-se boas atuações nos filmes de ficção, o que indica um aprimoramento da produção fílmica de modo geral, inclusive no âmbito dos cursos de cinema e de projetos escolares e comunitários. 

Selecionados concorrerão a prêmios

Os selecionados nacionais e internacionais terão janelas de exibição dentro da programação da mostra competitiva, realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, que é transformado em um grande cinema, na sala de Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), e também em unidades escolares catarinenses. Uma seleção de filmes também ficará disponível online, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Brincando de imaginar (de Otavio Zucon e Nélio Spréa, documentário, PR, 2023, 2’05’’)

Todos os curtas-metragens participantes concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, Melhor Filme, votado por Júri Popular e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema 2023.

Impacto da falta de políticas públicas de incentivo

A escassez de políticas públicas federais dos últimos anos impacta na produção fílmica do país, segundo Luiza Lins, diretora da Mostra

“Apesar disso, muitos estados mantiveram os seus editais, além da Lei Aldir Blanc, que também apoiou algumas produções para este público. Estamos esperançosas que a partir da recriação do Ministério da Cultura se retome as políticas para o setor”, enfatiza. 

Sobre a Mostra

Uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil.  Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada online, com transmissão para todo o Brasil. 

Em 2022, com a volta a normalidade da situação sanitária no País,  adotou o formato híbrido,  com exibições e eventos presenciais e também online.  Neste ano, a Mostra exibiu 77 curtas-metragens, entre nacionais e internacionais, e oito longas-metragens brasileiros convidados. Esteve em diversos espaços da cidade e chegou a mais de 100 instituições de ensino municipais. 

Mi mejor amig@ (de Karen Garib, documentário, Chile, 2023, 6’19’’)

A mostra exibe filmes nacionais e internacionais, que demonstram a pluralidade das infâncias no Brasil e no mundo e que apoiam na construção da cidadania. Recebe grandes nomes do cinema e da literatura, além de premiar jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva.

Para o público infantil, promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual, bate papos após as sessões e shows musicais. Já para os realizadores, promove debates, oficinas e capacitações.  Para educadores, oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, com objetivo de oportunizar a mais crianças o acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

A Mostra atua em prol do cinema brasileiro para todos e participou ativamente na construção de várias políticas públicas para incentivar o segmento, como, por exemplo, na proposta de regulamentação da Lei 13.006.

Então, agende:

22º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

De 12 a 21 de Outubro de 2023 – presencial e online

Por fim, para mais informações: www.mostradecinemainfantil.com.br

Siga a Mostra nas redes

https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/

https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/

https://www.youtube.com/mostradecinemainfantil