Vitamina D: saiba quais alimentos ajudam o organismo.

Compartilhe

Os alimentos e as formas naturais para a produção de vitamina D

A vitamina D atua no organismo na saúde dos ossos, musculatura, crescimento, imunidade, além do sistema cardiovascular e nervoso central. Portanto, essencial para a qualidade vida. 

Sendo assim, a falta deste hormônio pode levar a sérios problemas. principalmente em crianças, como o problemas para o crescimento e nos adultos é um dos responsáveis pela osteoporose, ou seja, fraqueza dos ossos. Outro problema que pode ser agravado é com relação a tumores, doenças autoimunes, como por exemplo, Diabetes tipo 1, inflamações intestinais

A exposição solar permite que o nosso corpo produza naturalmente a Vitamina D, no entanto, somente o sol não é suficiente. Em muitos casos, é necessário o complementos com suplementos farmacêuticos receitados por médicos. Contudo, verduras, legumes e outros alimentos ajudam a combater essa deficiência e servem assim como complemento.

alimentos com vitamina d

Seriam eles: na produção da Vitamina D3, gema de ovo e consumo de peixes, como salmão, sardinha ou atum. Infelizmente a vitamina D está presente somente através de fonte animal, a exceção são os cogumelos. Outra forma é através de leite e derivados.

Pessoas de pele branca devem se expor ao sol por pelo menos 15 minutos pela manhã.

Atividade física por mais que não esteja diretamente ligada a produção de Vitamina D, ajuda a manter o corpo saudável e produtivo. O ideal é fazer exames periódicos, simples, para que um médico indique o melhor complemento vitamínico para repor a falta do hormônio.  

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat