UDESC prorroga inscrições do auxílio de inclusão digital.

Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), estendeu a inscrição do auxílio de inclusão digital para alunos de graduação, que terminaria em 15 de junho e agora irá até o dia 17. Confira a retificação do edital.

Segundo o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), o benefício terá valor de R$ 80 mensais para ajudar alunos com dificuldades econômicas a contratar plano de internet e participar das atividades não presenciais de graduação da universidade, que retornarão no dia 22.

O auxílio foi criado e regulamentado por resolução e tem caráter emergencial e temporário, devido à pandemia de Covid-19. Dessa forma, Veja a resolução.

Como pedir o novo auxílio

Podem solicitar o benefício os estudantes de graduação já contemplados no Prafe, sem a necessidade de apresentar documentação complementar. Acadêmicos que não estão no programa e necessitam do auxílio de inclusão digital também podem pedi-lo mediante formulário (anexo do edital) disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), da Proex.

Os alunos devem realizar sua inscrição enviando formulário preenchido para o e-mail da direção de Extensão ou do setor de Apoio ao Estudante.

Conforme a resolução, as solicitações serão recebidas, avaliadas e operacionalizadas pelas direções dos centros, com recursos assegurados pela Proex. O recebimento do valor ocorrerá por depósito bancário.

Empréstimo de computadores

Por meio de pesquisa, a universidade identificou acadêmicos de graduação com dificuldades financeiras para manter internet que permita acesso a plataformas virtuais de ensino. Os pós-graduandos, que retornaram às atividades não presenciais em 25 de maio, já estão tendo acesso ao auxílio de inclusão digital.

Por isso, além desse benefício, a Udesc publicou a Instrução Normativa nº 011/2020, redigida pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), para regulamentar o empréstimo de equipamentos de informática aos alunos de cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em grupo de risco da Covid-19. Acesse a IN e o anexo de solicitação.

Os acadêmicos devem enviar os pedidos para as direções-gerais dos centros ou para os setores designados. As direções-gerais analisarão os requerimentos conforme os equipamentos disponíveis e poderão, a qualquer momento, solicitar a apresentação de documentação comprobatória da renda dos alunos inscritos, segundo os mesmos critérios do Prafe.

Por fim, a Proex dará suporte por meio de doação de equipamentos de informática para atender os centros que não tenham aparelhos para suprir demanda.

IEL oferece vagas para estagiários e profissionais.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat