UDESC inaugura espaço inovador.

Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura seu primeiro Espaço Inovador de Ensino (Espine) na terça-feira, 3, às 14h, dentro da Biblioteca Central, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O projeto foi desenvolvido pela Biblioteca Universitária (BU), juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para aproximar pessoas e promover a interdisciplinaridade com um local convidativo, tecnológico e criativo, além disso o Espine BU terá três ambientes: coworking, espaço maker e sala dinâmica.

O coworking poderá ser usado por estudantes e servidores como local de trabalho compartilhado, em grupo ou individualmente, com mesas rebatíveis, puffs e tela multiuso, portanto uma sala dinâmica para sediar capacitações e aulas.

O espaço maker foi desenhado para a experimentação e a prototipagem de ideias, equipado com impressora 3D, ferramentas, bancada de trabalho, guilhotina de papel e materiais de escritórios. Sendo assim, outro serviço que estará disponível é o de Biblioteca das Coisas, que consiste no empréstimo de materiais não bibliográficos aos usuários, como tablets, mesa interativa, fones anti-ruídos e óculos de realidade virtual.

“Transformar a Biblioteca Central neste espaço inovador de ensino otimiza os recursos investidos, tendo em vista o compartilhamento dos mesmos por todos os cursos ofertados no Campus I. Além disso, ela torna-se um espaço agregador e integrador, pois é o ponto em comum entre todos os alunos, professores e técnicos”, destaca a coordenadora da BU, Luiza da Silva Kleinubing.

Por fim, as bibliotecas setoriais da Udesc também receberam um conjunto de itens, formado por tapete de grama sintética, puffs e almofadas, para a criação dos seus próprios espaços criativos.

Espines em todos os centros

Criado em 2018 pela Proen, o projeto Espine Udesc já selecionou propostas nos 12 centros de ensino da universidade, além de contemplar a Biblioteca Universitária, cujo o espaço será inaugurado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 18 de março.

Os valores do Espine, que giram em torno de R$ 3 milhões, aplicados na aquisição de equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.

Essas melhorias permitem diferentes composições de trabalho, além da integração de alunos e professores, assim como possibilitam novas ideias para a formação continuada dos docentes. Para os cursos de licenciatura, esses espaços podem ser utilizados em diversos projetos com as escolas.

Dessa forma, a Udesc incentiva a inovação nos cursos de graduação e promove a interatividade no ensino-aprendizagem, com ambientes que estimulem a reflexão ora com metodologias dinâmicas ou plurais, capacitadoras e interdisciplinares.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da BU e no site do Espine Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

WhatsApp chat