Treze Tílias, o Natal Iluminado do Tirol Brasileiro.

Compartilhe

O município Treze Tílias, localizado no Oeste Catarinense e conhecido como o Tirol Brasileiro pela forte colonização Austríaca, promove até o dia 25 de dezembro diversos eventos de natal. Missas, grupos de dança e coral, chegada do papai Noel, entrega de presentes e a tradicional gastronomia austríaca de tortas e bolachas.

O Natal iluminado já faz parte do calendário da cidade e vem sendo realizado ao longo dos anos com grande participação do público. É um bom momento para quem ainda não conhece Treze Tílias, visitar o município.

Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler que veio para o Brasil devido um momento de forte crise na economia do seu  País.

O auge da imigração aconteceu entre 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul, região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.

A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria. Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.

Outros imigrantes também fizeram parte da colonização, como Alemães e Italianos.

Confira a programa do Natal Iluminado no site oficial do evento.

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat