The Beatles relançam o vanguardista “Revolver”.
Materiais inéditos em diversas mídias, assim é o novo, “Revolver”.
Revolver: o álbum de 1966 dos Beatles que mudou tudo. Tirando a música popular de seu eixo e inaugurando uma nova era vibrante de psicodelia sônica experimental e de vanguarda, Revolver trouxe uma mudança cultural radical e marcou uma virada importante na própria evolução criativa dos Beatles. Com Revolver, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr navegaram juntos por um novo mar musical.
E nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Revolver foi lançado mundialmente em uma variedade de pacotes de edição especial recém-misturados e expandidos pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. O novo estéreo da Edição Especial e as mixagens Dolby Atmos da faixa de abertura do álbum “Taxman”.
Confira uma prévia de como está o álbum:
As 14 faixas do álbum Revolver foram recentemente mixadas pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro Sam Okell em estéreo e Dolby Atmos, e a mixagem mono original do álbum é proveniente de sua fita master mono de 1966. A nova edição especial do Revolver segue as edições especiais remixadas e expandidas universalmente aclamadas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (2017), The BEATLES (‘White Album’) (2018), Abbey Road (2019) e Let It Be (2021).
Todos os novos lançamentos do Revolver apresentam o novo mix estéreo do álbum, obtido diretamente das fitas master originais de quatro faixas. O áudio é produzido com clareza impressionante com a ajuda da tecnologia de mixagem de ponta desenvolvida pela premiada equipe de som liderada por Emile de la Rey na WingNut Films Productions Ltd de Peter Jackson. As coleções Super Deluxe físicas e digitais também apresentam o mix mono original do álbum, 28 takes iniciais das sessões e três demos caseiras, e um EP de quatro faixas com novas mixagens estéreo e mixes mono originais remasterizados para “Paperback Writer” e “Rain”. O novo mix Dolby Atmos do álbum será lançado digitalmente.
Revolver Special Edition (Super Deluxe): 63 faixas
- Coleção de áudio digital (estéreo e alta resolução 96kHz/estéreo de 24 bits + mono + Dolby Atmos)
- 5 CD (áudio estéreo e mono) com livro de capa dura de 100 páginas em um estojo de 12,56″ x 12,36″
- EP 4LP+7 polegadas (áudio estéreo e mono) em vinil masterizado de meia velocidade de 180 gramas com livro de capa dura de 100 páginas em um estojo de 12,56” x 12,36”
• DISC 1: Revolver (Novo mix estéreo): 14 faixas
• DISCOS 2 e 3: Sessões (estéreo e mono): 31 faixas
• DISC 4: Revolver (master mono original): 14 faixas
• DISC 5: Revolver EP: 4 faixas
o “Paperback Writer” e “Rain” (Novas mixagens estéreo e originais mixes mono remasterizados)
Revolver Special Edition (Deluxe): 29 faixas
- 2 CD em digipak com um livreto de 40 páginas resumido do livro Super Deluxe
• DISC 1: Revolver (Nova mixagem estéreo): 14 faixas
• DISC 2: Destaques das sessões + “Paperback Writer” e “Rain” (Novas mixagens estéreo): 15 faixas
Revolver Special Edition (Padrão): 14 faixas
- Digital (novo mix de álbum em estéreo e estéreo de alta resolução 96kHz/24 bits + novo mix Dolby Atmos)
- 1 CD em digipak (Nova mixagem estéreo)
- 1LP (Novo mix estéreo) em vinil masterizado de meia velocidade de 180 gramas
- Disco de imagem de vinil de edição limitada 1LP (Nova mixagem estéreo) ilustrado com a arte da capa do álbum
Fizemos um resumo de como está o álbum:
Em todas as configurações, a edição especial do Revolver apresenta a arte original do álbum vencedor do GRAMMY, criada pelo amigo de longa data dos Beatles, o baixista e artista alemão Klaus Voormann. O belo livro das coleções de CD e vinil Super Deluxe apresenta o prefácio de Paul McCartney; uma introdução de Giles Martin; um ensaio pensativo e esclarecedor de Questlove; e capítulos perspicazes e notas detalhadas da faixa pelo historiador dos Beatles, autor e produtor de rádio Kevin Howlett. O livro é ilustrado com fotos raras e inéditas, imagens nunca antes publicadas de letras manuscritas, caixas de fitas e folhas de gravação, bem como anúncios impressos de 1966 e trechos da graphic novel de Voormann, nascimento de um ícone: REVOLVER.
Após o lançamento em dezembro de 1965 de seu álbum inovador, Rubber Soul, e depois de encerrar as datas da turnê daquele ano, uma decisão tardia de cancelar os planos de filmagem para um terceiro filme dos Beatles, A Talent For Loving, teria um efeito significativo na criação do Revolver. . O tempo alocado para filmar e gravar músicas para uma trilha sonora foi removido da agenda da banda, permitindo que o grupo fizesse uma pausa de quatro meses antes do início das sessões de gravação do Revolver. “Uma coisa é certa”, disse John algumas semanas antes do retorno da banda ao estúdio, “o próximo LP será muito diferente”.
Em 6 de abril de 1966, os Beatles se reuniram no Studio Three no EMI Studios (agora chamado Abbey Road Studios) para sua primeira sessão de gravação do Revolver. Com seu produtor George Martin ladeado pelo engenheiro de gravação Geoff Emerick e engenheiro técnico Ken Townsend, eles entraram em chamas, começando com “Tomorrow Never Knows”. Os vocais etéreos de John (alimentados de seu microfone através de um alto-falante Leslie rotativo), loops de fita inovadores – incluindo Paul dizendo ‘ah, ah, ah, ah’, que quando acelerado produzia um som semelhante ao guincho de uma gaivota – convergem com o tambor estrondoso de Ringo padrão, o drone tamboura de George e um solo de guitarra ao contrário. “Tomorrow Never Knows” impulsionou os Beatles e a música popular a um novo e excitante terreno. Em uma entrevista antes do lançamento do Revolver em 5 de agosto de 1966, Paul explicou à NME: “Fizemos isso porque eu, por exemplo, Estou cansado de fazer sons que as pessoas podem alegar ter ouvido antes.” A edição especial do Revolver também apresenta o primeiro take dos Beatles de “Tomorrow Never Knows” da sessão de 6 de abril e uma mixagem mono que foi lançada em um pequeno número de discos antes do LP ser recortado com a versão correta.
No dia seguinte, os Beatles voltaram ao Studio Three, completaram a maior parte de sua gravação de “Tomorrow Never Knows” e começaram a trabalhar na primeira versão de “Got To Get You Into My Life”. Como ouvimos nas Sessions One da Special Edition, esta gravação soa muito diferente da faixa lançada. A Special Edition do Revolver também destaca mais duas etapas da evolução da faixa finalizada: um mix mono inédito e um mix especial destacando os overdubs de três trompetes e dois saxofones tenor.
Uma das influências de composição mais importantes de George é ouvida em “Love You To”. No ano anterior, seu profundo interesse pela música indiana e por aprender a tocar cítara o reuniram com Ravi Shankar, que se tornou seu amigo íntimo e colaborador musical ocasional. Os Beatles começaram a gravar “Love You To” no Studio Two em 11 de abril, o terceiro aniversário do lançamento de “From Me To You” no Reino Unido. Tomado com todo o Revolver, o curto período de três anos entre essas músicas ilumina a surpreendente progressão criativa da banda. “Foi uma das primeiras músicas que escrevi para cítara”, lembrou George mais tarde. “Esta foi a primeira música em que conscientemente tentei usar o sitar e a tabla na faixa básica.” Com George no sitar e vocais, Paul no tamboura e harmonia vocal, e o estudante universitário Anil Bhagwat na tabla, o intrincado arranjo da música começou a tomar forma ao longo de várias tomadas. Os overdubs incluíram um vocal de harmonia adicional de Paul, omitido da versão lançada, mas agora desapareceu em uma mistura de Take 7. A Edição Especial do Revolver também apresenta o Take 1 e um ensaio anteriormente não documentado e apenas recentemente descoberto para a música com George tocando sitar e Paul em tambura.
Entre 13 e 16 de abril nos estúdios dois e três, os Beatles gravaram seu single “Paperback Writer” (com harmonias em camadas, riffs de guitarra e linhas de baixo estrondosas de Paul) e seu lado B “Rain” (conseguido com máquinas de fita desacelerado para os processos de gravação e mixagem). Antes do lançamento do single em 10 de junho (30 de maio nos EUA), os Beatles passaram alguns dias sem gravar para filmar vários filmes promocionais para ambas as músicas com o diretor Michael Lindsay-Hogg, que mais tarde dirigiria o filme Let It Be . Além das novas mixagens estéreo e mixes mono originais das músicas, a Edição Especial do Revolver apresenta os Takes 1 e 2 do “Paperback Writer” – faixa de apoio e duas versões do Take 5 de “Rain”: uma na velocidade real que os Beatles tocaram e a outro, uma mistura evolutiva mais lenta usada para criar a fita master.
A faixa de abertura do álbum, “Taxman”, foi gravada em três sessões do Studio Two em abril e maio. Uma das três músicas do álbum de George, em “Taxman”, ele expressa sua frustração com a taxa de imposto dos ‘super-ricos’ do Reino Unido na época (90%), com uma piscadela vocal para a música tema da TV “Batman”. Em uma sessão de 12 horas em 20 de abril, os Beatles gravaram e mixaram a primeira versão de “And Your Bird Can Sing” (para esta música, a Special Edition apresenta duas gravações da Versão Um/Take 2 e a Versão Dois do Take 5), então começou a gravar “Taxman”. Eles voltaram para a música no dia seguinte, estabelecendo a guitarra fundamental de George, o baixo de Paul e seu dinâmico solo de guitarra no estilo raga, e a bateria e o chocalho de Ringo. A edição especial do Revolver também apresenta o Take 11, com backing vocals em falsete de John e Paul com palavras diferentes da versão lançada.

“Yellow Submarine” foi gravado em 26 de maio e 1º de junho nos estúdios três e dois, respectivamente. O rito icônico e ensolarado de passagem cantada para crianças em todos os lugares e um favorito para os jovens de coração começou de maneira bem diferente do que terminou. As partes 1 e 2 da fita de trabalho de composição da Edição Especial para “Yellow Submarine” revelam a evolução da música a partir de um verso bastante triste cantado por John ao violão – “Na cidade onde nasci / Ninguém se importava, ninguém se importava…” – à sua adaptação por John e Paul para se adequar ao tema mais alegre do coro. A edição especial do Revolver também inclui o Take 4 “Yellow Submarine” e efeitos sonoros destacados (uma paisagem marinha sônica complexa e alegre, incluindo a remoção de areia de Mal Evans e o tilintar de vidro de Brian Jones) para os ouvintes viajarem com os Beatles pela progressão da música. “Nós estávamos realmente começando a nos encontrar no estúdio”, explicou Ringo mais tarde. “As músicas ficaram mais interessantes, então com isso os efeitos ficaram mais interessantes.”
A última sessão de gravação do Revolver dos Beatles ocorreu no Estúdio Dois na noite de 21 de junho de 1966 até a madrugada de 22 de junho, apenas um dia antes da banda viajar para Munique para iniciar sua turnê internacional de verão. A letra de “She Said She Said” se baseou na memória de um dia desorientador de desventuras que os Beatles experimentaram em Los Angeles. Tendo recebido a ajuda de George para criar uma música totalmente nova a partir de alguns fragmentos inacabados, John liderou o grupo nos ensaios e gravações enquanto o relógio marcava o último tempo restante da sessão. A edição especial do Revolver também apresenta a demo caseira de John para a música e o Take 15 – ensaio da faixa de apoio,
Às 4 da manhã de 22 de junho, os Beatles terminaram “She Said She Said”, encerrando suas sessões de gravação do Revolver. As mixagens finais em mono e estéreo do álbum foram concluídas naquela noite e, no dia seguinte, os Beatles estavam novamente em turnê. Eles retornariam a Abbey Road em novembro de 1966 para começar a gravar Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
Lançado em 5 de agosto de 1966, Revolver passou sete semanas em primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido, e um single duplo A-side com “Eleanor Rigby” e “Yellow Submarine” liderou a parada de singles do Reino Unido por quatro semanas em agosto e setembro. Nos EUA, a Capitol lançou uma versão de 11 faixas de Revolver, que passou seis semanas em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard. “I’m Only Sleeping”, “And Your Bird Can Sing” e “Doctor Robert” foram anteriormente retiradas das sessões para o lançamento norte-americano da Capitol do álbum de compilação Yesterday And Today em junho. A capa desse álbum foi originalmente impressa com a infame “capa de açougueiro” antes da controvérsia de pré-lançamento resultar na Capitol recuperando e recobrindo mais de um milhão de LPs mono e estéreo com uma foto inócua dos Beatles reunidos em torno de um baú.
REVOLVER SPECIAL EDITION

Tracklists
SUPER DELUXE [5CD + 100-page hardbound book in slipcase | digital audio collection]
CD1: Revolver (New stereo mix)
1: Taxman
2: Eleanor Rigby
3: I’m Only Sleeping
4: Love You To
5: Here, There And Everywhere
6: Yellow Submarine
7: She Said She Said
8: Good Day Sunshine
9: And Your Bird Can Sing
10: For No One
11: Doctor Robert
12: I Want To Tell You
13: Got To Get You Into My Life
14: Tomorrow Never Knows
CD2: Sessions One
1: Tomorrow Never Knows (Take 1)
2: Tomorrow Never Knows (Mono mix RM 11)
3: Got To Get You Into My Life (First version) – Take 5
4: Got To Get You Into My Life (Second version) – Unnumbered mix – mono
5: Got To Get You Into My Life (Second version) – Take 8
6: Love You To (Take 1) – mono
7: Love You To (Unnumbered rehearsal) – mono
8: Love You To (Take 7)
9: Paperback Writer (Takes 1 and 2) – Backing track – mono
10: Rain (Take 5 – Actual speed)
11: Rain (Take 5 – Slowed down for master tape)
12: Doctor Robert (Take 7)
13: And Your Bird Can Sing (First version) – Take 2
14: And Your Bird Can Sing (First version) – Take 2 (giggling)
CD3: Sessions Two
1: And Your Bird Can Sing (Second version) – Take 5
2: Taxman (Take 11)
3: I’m Only Sleeping (Rehearsal fragment) – mono
4: I’m Only Sleeping (Take 2) – mono
5: I’m Only Sleeping (Take 5) – mono
6: I’m Only Sleeping (Mono mix RM1)
7: Eleanor Rigby (Speech before Take 2)
8: Eleanor Rigby (Take 2)
9: For No One (Take 10) – Backing track
10: Yellow Submarine (Songwriting work tape – Part 1) – mono
11: Yellow Submarine (Songwriting work tape – Part 2) – mono
12: Yellow Submarine (Take 4 before sound effects)
13: Yellow Submarine (Highlighted sound effects)
14: I Want To Tell You (Speech and Take 4)
15: Here, There And Everywhere (Take 6)
16: She Said She Said (John’s demo) – mono
17: She Said She Said (Take 15) – Backing track rehearsal
CD4: Revolver (Original mono master)
Album tracklist (same as above)
CD5: Revolver EP
1: Paperback Writer (New stereo mix)
2: Rain (New stereo mix)
3: Paperback Writer (Original mono mix remastered)
4: Rain (Original mono mix remastered)
SUPER DELUXE VINYL [limited edition 4LP+7-inch EP + 100-page hardbound book in slipcase]
LP One: Revolver (New stereo mix)
Side 1
1: Taxman
2: Eleanor Rigby
3: I’m Only Sleeping
4: Love You To
5: Here, There And Everywhere
6: Yellow Submarine
7: She Said She Said
Side 2
1: Good Day Sunshine
2: And Your Bird Can Sing
3: For No One
4: Doctor Robert
5: I Want To Tell You
6: Got To Get You Into My Life
7: Tomorrow Never Knows
LP Two: Sessions One
Side 1
1: Tomorrow Never Knows (Take 1)
2: Tomorrow Never Knows (Mono mix RM 11)
3: Got To Get You Into My Life (First version) – Take 5
4: Got To Get You Into My Life (Second version) – Unnumbered mix – mono
5: Got To Get You Into My Life (Second version) – Take 8
6: Love You To (Take 1) – mono
7: Love You To (Unnumbered rehearsal) – mono
Side 2
1: Love You To (Take 7)
2: Paperback Writer (Takes 1 and 2) – Backing track – mono
3: Rain (Take 5 – Actual speed)
4: Rain (Take 5 – Slowed down for master tape)
5: Doctor Robert (Take 7)
6: And Your Bird Can Sing (First version) – Take 2
7: And Your Bird Can Sing (First version) – Take 2 (giggling)
LP Three: Sessions Two
Side 1
1: And Your Bird Can Sing (Second version) – Take 5
2: Taxman (Take 11)
3: I’m Only Sleeping (Rehearsal fragment) – mono
4: I’m Only Sleeping (Take 2) – mono
5: I’m Only Sleeping (Take 5) – mono
6: I’m Only Sleeping (Mono mix RM1)
7: Eleanor Rigby (Speech before Take 2)
8: Eleanor Rigby (Take 2)
Side 2
1: For No One (Take 10) – Backing track
2: Yellow Submarine (Songwriting work tape – Part 1) – mono
3: Yellow Submarine (Songwriting work tape – Part 2) – mono
4: Yellow Submarine (Take 4 before sound effects)
5: Yellow Submarine (Highlighted sound effects)
6: I Want To Tell You (Speech and Take 4)
7: Here, There And Everywhere (Take 6)
8: She Said She Said (John’s demo) – mono
9: She Said She Said (Take 15) – Backing track rehearsal
LP Four: Revolver (Original mono master)
Album tracklist (same as above)
Revolver EP (7-inch vinyl)
Side 1
1: Paperback Writer (New stereo mix)
2: Rain (New stereo mix)
Side 2
1: Paperback Writer (Original mono mix remastered)
2: Rain (Original mono mix remastered)
DELUXE [2CD in digipak with 40-page booklet]
CD 1: Revolver (New stereo mix)
CD 2: Sessions
1: Paperback Writer (New stereo mix)
2: Rain (New stereo mix)
3: Tomorrow Never Knows (Take 1)
4: Got To Get You Into My Life (Early mix)
5: Love You To (Take 7)
6: Doctor Robert (Take 7)
7: And Your Bird Can Sing (First version) Take 2
8: Taxman (Take 11)
9: I’m Only Sleeping (Take 2) – mono
10: Eleanor Rigby (Take 2)
11: For No One (Take 10) – Backing track
12: Yellow Submarine (Take 4 before sound effects)
13: I Want To Tell You (Speech and Take 4)
14: Here, There And Everywhere (Take 6)
15: She Said She Said (Take 15) – Backing track rehearsal
STANDARD [1CD | digital | 1LP vinyl | limited edition 1LP picture disc vinyl]
Revolver (New stereo mix)
Por fim, para adquirir o novo Revolver de sua preferência, CLIQUE AQUI.