Tapera terá orla da praia revitalizada a partir de segunda-feira, (22).

Compartilhe

Tapera vai receber revitalização.

A Prefeitura de Florianópolis vai iniciar obras de revitalização da orla da praia da Tapera da região do Sul da Ilha com ampla infraestrutura de lazer, beneficiando a população local e tornando-a um atrativo turístico. A ordem de serviço inicia na próxima segunda-feira (22), através da Secretaria de Infraestrutura .

“Será criado um espaço harmonioso, contemplativo e de lazer voltado, principalmente, aos pedestres e ciclistas. Afinal, na concepção adotada, foi privilegiado o lado do mar, criando, consequentemente, uma rota acessível”, diz o secretário Valter Gallina.


A Rua da Praia, via pública com 476,51 metros de extensão (sendo que 334,90 metros fazem frente para o mar), acessada pela Rodovia Açoriana, será toda de paver (blocos de concreto intertravados). Atualmente, ela tem cerca de 300 metros com pavimentação com lajota, e o restante continua estrada de chão batido. Além disso, a Rua da Praia ganhará um novo sistema de drenagem, passeios (calçadas) e sinalização viária.

A empreiteira Arruda Ltda assume a remodelação da via e as obras complementares que constam do projeto. – EPP vão permitir que tanto moradores quanto turistas usufruam de um ambiente ao ar livre bastante agradável. A transformação da localidade totaliza um investimento de R$ 1.215.060,70.

Estrutura moderna

Ao longo da orla, serão implantados equipamentos e mobiliário urbano, com deck de madeira, além de por exemplo guarda-corpo e passarela de acesso à praia, bancos e mesas de concreto; quadra poliesportiva em areia para a prática de vôlei e futebol de praia com arquibancada; bicicletário; academia de ginástica; playground, bem como paisagismo de canteiros com arbustos, e lixeiras.

O capricho é tanto que os decks de madeira receberão pintura em verniz com filtro solar para resistirem melhor aos desgastes decorrentes da exposição às variações climáticas. Além do que, o projeto de iluminação prevê rede elétrica toda subterrânea.

A princípio ainda estão previstas implantações de vagas de estacionamentos e de baias de ultrapassagem pra veículos de sentidos contrários.

Por fim, as obras têm prazo de execução de cinco meses.

Fotos: Leandro Souza PMF

WhatsApp chat