Sobremesa com formiga capim-limão é destaque em restaurante de Florianópolis

Compartilhe

Bombocado 6 Estrelas é uma das opções servidas no DANKO, que fica no Passeio Primavera

Já imaginou comer uma formiga na sobremesa? A iguaria curiosa é destaque no Bombocado 6 Estrelas, uma das opções servidas no restaurante DANKO, em Florianópolis. O doce tradicional no Brasil ganhou uma versão diferenciada no menu do restaurante. Além da cocada de aipim, compota de abacaxi, caramelo salgado e lascas de castanha, duas formigas capim-limão são complementos da sobremesa.

Apresentado numa louça, produzida exclusivamente para o DANKO, pela ceramista Lica Takahashi, o Bombocado 6 Estrelas surpreende tanto no visual, quanto no sabor. Segundo Carlos Lopes, um dos sócios do restaurante que fica no Passeio Primavera, uma das perguntas mais frequentes pelos clientes é sobre o sabor da formiga.

“A imagem da sobremesa no cardápio já desperta muito a atenção e quando as pessoas leem que as formigas são servidas junto com o doce, a principal dúvida é sobre o sabor delas. E posso antecipar que elas apresentam um sabor cítrico, que lembra muito o gosto do capim-limão”, explica.

Lopes conta que durante as pesquisas gastronômicas e reuniões para planejar o cardápio com o chef de cozinha e nutricionista André Nutrichef, que assina o menu do DANKO, surgiu a proposta de incluir um inseto no menu.

“Não queríamos apenas algo incomum ou inusitado que chamasse a atenção, mas sim algo nutritivo e saudável. Chegamos a pensar em algo mais ousado, como um gafanhoto, mas, a formiga capim-limão combinou perfeitamente e trouxe uma combinação de sabor e delicadeza para o Bombocado 6 Estrelas”, destaca.

O sócio ressalta ainda que no período da abertura, isso em outubro de 2022, o DANKO era um dos únicos restaurantes de Santa Catarina a ter formiga no cardápio de forma permanente.

André destaca que os pratos do restaurante são inspirados na gastronomia brasileira, tanto que os sabores do abacaxi, coco e mandioca tiveram uma combinação perfeita com a refrescância do capim-limão que é proveniente da formiga.

“O coco e a mandioca são ingredientes facilmente encontrados em territórios indígenas e a inspiração da receita se juntou com o toque Português da nossa cultura, especialmente pelo uso do açúcar e ovos na receita do Bombocado”, explica André.

Então, de onde são as formigas?

As que são utilizadas na gastronomia do DANKO são originárias de uma fazenda de formigas que fica no Pará. Lopes explica que elas são criadas por uma empresa com registros e procedimentos sanitários autorizados e são congeladas antes de serem enviadas para Santa Catarina.

Uma curiosidade é que devido ao peso ser muito pequeno, as iguarias são vendidas por quantidade numérica pelo fornecedor. E na sobremesa servida no DANKO é possível experimentar duas formigas.

“Sabemos que o consumo de insetos não é comum em países ocidentais, mas a gastronomia brasileira, assim como a do DANKO, busca ousar, tanto que as formigas fazem muito sucesso por aqui”, conforme completa.

Por fim, além dessa opção de sobremesa, o restaurante oferece outras opções, como o Chico Balanceado na Paleta.