Saiba tudo sobre as Baleias-Franca na Websérie “Francamente Falando”

Compartilhe

Quem está ansioso pela chegada das baleias-franca, já pode ir “aquecendo” com a primeira temporada da websérie do Projeto Franca Austral “Francamente Falando”, que já está disponível no canal do YouTube – ProFRANCA. 

A websérie, que veio para somar na conservação da Baleia-Franca-Austral, criada pelo Projeto ProFRANCA, com o patrocínio da Petrobras, e tem como objetivo sensibilizar o público em geral sobre a importância da conservação da Baleia-Franca, a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira. 

O último episódio desta temporada foi estreado no sábado (29/05), concluindo a série de seis episódios que falam sobre a biologia da baleia-franca, suas características, seu comportamento, seu papel ecológico, a importância da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) para conservação do principal berçário da espécie no sul do Brasil, e o que sabemos sobre a espécie nesta região. 

Monitoramento.

Desde a década de 80 as baleias-franca tem seu monitoramento e pesquisas no litoral sul do Brasil. No entanto, após um período extenso de caça, essa população teve a população reduzida. As pesquisas nos ajudam a entender mais sobre a vida das baleias-franca que vêm para o nosso litoral, o que é importante para sua conservação, e quais ameaças podem comprometer sua recuperação populacional. 

“A websérie será uma ferramenta muito importante para a conservação da baleia-franca. Com ela conseguimos reunir informações relevantes para conscientizar sobre a importância da espécie para a sobrevivência de toda biodiversidade da região, dos oceanos, além de ser um importante recurso turístico, quem não quer ver uma baleia, ainda mais quando se pode avistar pertinho da costa como a baleia-franca?” Comenta Karina Groch, Diretora de Pesquisa e Coordenadora do Projeto ProFRANCA. 

A primeira temporada finalizou um pouco antes da temporada das baleia-franca, que ocorre de julho a novembro. A segunda temporada está prevista para julho, época do ano em que o Projeto Franca Austral inicia o trabalho de monitoramento e pesquisa da espécie. Nesta temporada o foco será os esforços do Projeto ProFRANCA para a conservação da espécie, quais as ações realizadas e as metodologias de pesquisa, bem como os resultados obtidos e perspectivas futuras.

Confira aqui a primeira temporada da websérie “Francamente Falando”

Recentemente ocorreu o lançamento do também o Curta Institucional do Projeto ProFRANCA onde mostra toda a história da baleia-franca no litoral sul do Brasil, desde a caça até a conservação. Confira:

Sobre o Projeto Franca Austral – ProFRANCA:

O Projeto ProFRANCA tem como objetivo geral conservar a baleia-franca-austral tanto através da continuidade de pesquisas realizadas a longo prazo. Como por exemplo, a execução de metodologias inovadoras aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie.

A sensibilização e responsabilidade ambiental também estão presentes através de ações de mobilização social, educação ambiental, capacitações e atividades escolares. Sendo assim, as ações contribuem para a formar cidadãos na valorização do meio ambiente mantendo equilíbrio social e sustentável.

ProFRANCA – Projeto Franca Austral – realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

WhatsApp chat