Projeto Rota Açoriana fortalece ações culturais e turísticas no estado.

Compartilhe

Cultura Açoriana no estado

O Projeto Rota Açoriana foi criado para somar em ações culturais no estado além de criar intercâmbio entre os municípios.

São ao todo cinco regionais. Piçarras (Itapoá e Navegantes), Porto Belo (Itajaí e Celso Ramos), Florianópolis (Biguaçu e São José), Imbituba (Palhoça e Jaguaruna) e Balneário Rincão (Araranguá e Passo de Torres).  

A Coordenação é de Célio de Oliveira em Imbituba, que fala da autonomia das regionais e o trabalho cultural e de turismo delas.

“Temos trabalhando no resgate da Cultura de Base Açoriana do litoral Catarinense e em contrapartida temos autonomia para criar outros projetos para uma melhor integração. Pretendemos atingir 1 mil pessoas dentro de 15.000 quilômetros do litoral Catarinense.” diz.

Acima de tudo Apoio

Hoje a Rota Açoriana conta com o apoio do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC), em mais de 45 municípios. Além disso, o SEBRAE e entidades públicas e privadas atuam com suporte fortalecendo a Cultura e do Turismo também. O visitante pode saber mais sobre a cultura Açoriana em vários pontos do estado, como o próprio Núcleo de estudos da UFSC na capital, além das regionais. 

Uma das atrações, A Casa dos Açores, construída no século XIX, abriga o Museu Etnográfico, em Biguaçu. Contudo, o museu reabriu a poucos dias e apesar de estar a cerca de 20 quilômetros do Centro de Florianópolis, é um exemplar da colônia açoriana-madeirense de São Miguel. Além disso, conta com acervo de móveis, roupas e outras peças que visam à preservação e ao estudo da cultura de açores. 

Casa dos Açores.

Mariscão da Zimba

Mariscão da Zimba

Em Imbituba a visita é ao Mariscão da Zimba. No local, é possível ver e comprar artesanato, esculturas religiosas e de lendas catarinenses, gastronomia, rendas, baús, móveis, assim como bolsas e chapéus de palha. Além disso, o município tem uma das praias mais lindas do estado, a Praia do rosa, frequentada tanto no verão quanto no inverno. Aliás, as praias de Imbituba e Garapoba são passagem obrigatória das Baleias Franca no período de junho à novembro.

Por fim, siga a Rota Açoriana no facebook e saiba mais sobre a cultura, bem como a história e influência destes povos para o estado. Dessa forma, aproveite, a a riqueza do Brasil em cores e formas, e com acesso a todos. Curta e divirta-se.

Baleia Franca instituto Australis

Siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat