Programa oferece fórmulas de leite especiais grátis para bebês em Florianópolis.

Compartilhe

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde oferece fórmulas de leite especiais pelo Sistema Único de Saúde. As fórmulas especiais atendem crianças com e sem alergia ao leite de vaca e seus componentes, além de outras recomendações médicas.

O aleitamento materno sempre é priorizado, porém na impossibilidade da amamentação exclusiva a complementação ou substituição é indicada desde que seguindo os critérios do protocolo municipal para este serviço.

Somente de janeiro a junho deste ano, 620 crianças foram atendidas pelo Programa. Neste período 21.516 latas de fórmulas foram entregues.

Luisa Guenther de 36 anos, mãe do Augusto

Ao consultar com uma médica os responsáveis por Augusto de 10 meses descobriram que seria preciso complementar sua alimentação com uma fórmula especial, que poderia ser ofertada pelo Centro de Saúde do bairro.

“Há três meses uma médica indicou a fórmula e como ela é de alto custo descobrimos que a própria Prefeitura fornecia. Levamos laudo médico no Centro de Saúde aqui do João Paulo, fizemos uma consulta online com uma nutróloga que além da fórmula deu algumas outras dicas para alimentação do Augusto, em menos de uma semana do laudo já conseguimos ter acesso às latas”, comenta Luisa Guenther de 36 anos, mãe do Augusto.

A história de Augusto, que conseguiu ganhar peso após a complementação, soma-se com a das outras crianças atendidas pelo Município. Mesmo em meio à pandemia o Programa de Fórmula Infantil não teve interrupções. As consultas passaram a ser em sua maioria online, e com acompanhamento pela equipe de Saúde pelo WhatsApp, sempre que necessário.

Para acessar as fórmulas infantis é necessário entrar em contato com a equipe de Saúde, que fará o encaminhamento. Os contatos dos centros de Saúde estão disponíveis no link: https://sus.floripa.br/contatoscs/. Todo protocolo referente ao programa pode ser acessado por meio do link: http://bit.ly/saudedacriancapmf , na parte final da página em “arquivos para download”.

WhatsApp chat