Primeiro Pinguim de Magalhães da temporada é resgatado.

Compartilhe

Os pinguins chegaram para temporada

Começou a migração anual dos Pinguins de Magalhães no litoral catarinense. Nesta época do ano é muito comum estes animais aparecerem nas praias de Santa Catarina, vindos da Patagônia. 

Sendo assim, na última sexta-feira, 21, uma das equipes da associação R3 Animal em campo no monitoramento diário das praias, já encontrou um pinguim-de-Magalhães na Praia dos Ingleses. O animal, um jovem, estava debilitado e foi levado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) para ser reabilitado.

De acordo com a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o pinguim estava muito desidratado, hipotérmico e ainda havia marcas de interação com objetos de pesca nas costas e nas aletas (asas). Ele foi hidratado e posto em uma Unidade de Tratamento de Animal (UTA). Acima de tudo, fará outros exames para seguir o melhor tratamento.

Nilson Coelho R3 animal – divulgação.

Os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos nas praias, depois da longa viagem desde a Patagônia. Alguns morrem, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados em petrechos de pesca de forma não intencional (captura bycatch).

No entanto, a Associação R3 Animal orienta sobre o que fazer ao encontrar um animal encalhado na areia:

Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem passar doenças aos pinguins;

Se possível, use uma toalha para conter o pinguim, assim como, coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico;

Não o alimente, não molhe, jamais bote o animal no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura baixa. Não o force a entrar na água;

Por fim, ligue no 0800 642 3341 e a base mais perto do PMP-BS irá resgatar o animal. Siga o instagram da Associação R3 animal e conheça o trabalho que eles fazem.

WhatsApp chat