Previsão da Defesa civil indica massa de ar frio no começo da semana.

Compartilhe
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (31)

Uma massa de ar frio (alta pressão) deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado. Já em localidades do norte o dia fica com variação de nuvens (com momentos de abertura em que o sol aparece). O dia começa com chance de geada isolada na porção oeste, Planalto Sul, temperaturas mínimas baixas (menores que 10°C) da porção oeste ao sul do Litoral Sul e baixas a amenas (10°C a 15°C) nas demais áreas.

No entanto, a tarde, as máximas seguem amenas no estado, chegando aos 22°C na porção oeste, 16°C no norte do estado, Planalto Sul e não passando dos 20°C nas demais regiões. Ventos de sudeste no centro-leste e de quadrante norte na porção oeste do estado com fraca intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 40 km/h. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (01)

Uma alta pressão (massa de ar frio) começa a se deslocar sobre a região Sul em direção ao oceano, mas ainda favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. O dia começa com chance de geada bem isolada no Planalto Sul e nevoeiros isolados. As temperaturas mínimas são baixas (menores que 10°C) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e boa parte do Litoral Sul, baixas a amenas (9°C a 14°C) nas demais áreas.

Contudo, a tarde, as máximas ainda ficam amenas, mas sobem em boa parte do estado em relação aos dias anteriores. No Extremo Oeste chegam aos 25°C, 18°C no Planalto Sul e aos 24°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com fraca intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 40 km/h. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quarta-feira (02) áreas de instabilidade, associadas a passagem de uma frente fria oceânica, favorecem chuva de forma isolada na porção oeste e aumento da nebulosidade no centro-leste do estado. Sendo assim, na quinta-feira (03) existe a atuação de uma nova massa de ar frio, o dia será de sol com poucas nuvens.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda com ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, de 45 km/h.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos podendo chegar a 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Por fim, há chance de ressaca no Litoral Sul. Entretanto, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima no Litoral Sul e Grd. Florianópolis, conforme a Defesa civil.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat