Prefeitura prevê ampliação de brinquedos adaptados.

Compartilhe

A Prefeitura de Florianópolis entregou, em maio, os primeiros brinquedos adaptados: gangorra, balanço, tirolesa e skate adaptado. Desenvolvidos pelo empresa In Move para dar acessibilidade e inclusão para crianças e jovens com deficiência, os brinquedos são práticos e interagem perfeitamente com os aparelhos tradicionais, sem passar a ideia de diferenciação entre quem usa.

Agora, a Prefeitura planeja a ampliação destes brinquedos para outras praças da capital e região metropolitana até o final do ano, aproveitando a temporada do verão e férias escolares permitindo que criança com deficiência e necessidades especiais possam aproveitar o período, o que vai ofertar mais avanços na acessibilidade.

“As atrações foram pensadas de forma que a pessoa com deficiência que está utilizando interaja com outras pessoas também, assegurando diversão para todos”, explica o coordenador da pessoa com deficiência de Florianópolis, Alexandre Farias.

Eventos do Floripa em Movimento já vão utilizar os aparelhos pela cidade aos fins de semana, tendo em vista que são desmontáveis, qualquer associação ou escola pode solicitar via parceria e utilizar o equipamento em suas atividades.

Os equipamentos são os seguinte:

Skate Adaptado: Estrutura para skate e marcha que possibilita ao usuário ficar em pé com auxílio do Colete Suspenso, experimentando a sensação de liberdade, podendo ser utilizado em ambientes externos e internos.

Balanço Cadeirante: Balanço com estrutura adaptada para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.

Tirolesa: Estrutura para marcha que possibilita ao usuário ficar em pé com auxílio do Colete Suspenso, experimentando a sensação de liberdade, podendo ser utilizado em ambientes externos e internos.

Gangorra: Gangorra inclusiva com estrutura para cadeira de rodas. Desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e coordenação. Estimula a imaginação, o sistema nervoso central, segurança nos movimentos além de contribuir com a socialização entre pessoas com e sem deficiência.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat