Prefeitura de Florianópolis reforma e amplia crechão Doralice Maria Dias
A unidade, na Vargem do Bom Jesus, atende hoje 280 crianças
O Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Doralice Maria Dias recebeu uma reforma e ampliação. A unidade é no bairro Vargem do Bom Jesus, a unidade educativa teve um investimento de R$ 1, 7 milhão.
Das sete salas que já existiam, seis delas foram totalmente reformadas e contam com mobília nova para atender 280 crianças de bairros do Norte da Ilha, com a ajuda de 44 educadores.
A unidade agora tem duas áreas de recreação para as crianças, uma aberta e outra coberta, solário e área de horta e uma sala de estudos.
Ainda foi construída uma sala maker, que serve para que a criançada possa desenvolver e experimentar novas atividades, principalmente aquelas ligadas à tecnologia.
No Neim também foi feito um novo refeitório e cozinha, com espaço ampliado, área de serviço e sanitários adulto, infantil e com acessibilidade.
Acima de tudo, o objetivo é transformar o lugar em um espaço de conhecimento. Tanto que a sala de material didático deu lugar a uma nova biblioteca.
Um mural pintado pelo artista, Michel Souza Ramos, que também ajudou no mural produzido para o refeitório, decora a nova biblioteca.

“Resolvemos transformar essa sala em uma biblioteca para as crianças, pois já tínhamos o espaço do almoxarifado que consegue abrigar os materiais de aula”, contou a diretora Eliane Brusco das Chagas.
A professora Janaina Fagundes dos Santos afirma que a reforma é um marco importante na história da unidade, pois não se trata apenas de ampliar, mas reformular todo o espaço para um melhor aprendizado. “Antes a gente vinha pra cá apreensiva, mas hoje dá prazer em vir trabalhar”, diz ela.
Incentivo
A unidade produz o projeto “Famílias Letradas”, que traz livros de forma integral aos estudantes e famílias do Neim.
Os livros chegam através dos próprios profissionais da unidade, e também de doações do projeto “Floripa Letrada”.
Segundo o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ações como essa fazem o diferencial para as crianças e familiares. “É um momento de integração e aprendizado entre pais e crianças”.
Dia a dia da Doralice
Ao entrar no espaço do Neim é possível ver como existem diversos estímulos para os pequenos, desde o parquinho com brinquedos, o espaço com gramado, até a gaiola da Peppa, porquinho da índia que é mascote da unidade.
Tem o mural que fica no refeitório, com o título “Vem cá, meu boi”. A imagem refere-se ao folclore da Ilha de Santa Catarina, como o personagem central, o boi, assim como o urubu, o macaco e a Maricota. Do mesmo modo, há uma referência a lenda das bruxas de Itaguaçu.
O boi de mamão é uma das atrações da cultura popular catarinense. Tal manifestação é vista em muitas cidades do litoral do estado, como, São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis, Tubarão e Laguna, onde diversos grupos de boi saem na época antes do Natal indo até o carnaval.
Sendo assim, trata-se de um ato com tom cômico, mas com um ar central dramático: a morte e a ressurreição do boi.
Por fim, segue o Contato:
Eliane Brusco das Chagas (48) 99841-5287