Ponte Hercílio Luz, 80% concluída.

Compartilhe

Voltar a Trafegar na Ponte Hercílio Luz é o sonho de quem mora na ilha e no continente, não só pelo fato histórico, mas pela melhoria de mobilidade na região metropolitana de Florianópolis.

O Governo do Estado de Santa Catarina informou começou esta semana a desmontagem da grua do lado insular da Ponte Hercílio Luz, etapa que faz parte do cronograma de restauração da estrutura. Com a retirada da grua, será possível avançar na colocação do piso da pista do vão central e na construção das passarelas de pedestres e ciclistas. A Ponte Hercílio Luz será reaberta para o tráfego no dia 30 de dezembro deste ano.

Foto Julio Cavalheiro / SECOM

“Entramos na fase final da obra para devolver a Ponte Hercílio Luz, um patrimônio histórico, aos catarinenses”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

Na próxima semana será realizada a desmontagem da grua do lado continental. Paralelamente, estão sendo concluídos os serviços de limpeza e pintura. Atualmente, 480 funcionários trabalham na obra de restauração da Ponte Hercílio Luz. Destes, 120 atuam exclusivamente na pintura da toda estrutura.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926, com 821 metros de comprimento e com 30 metros de altura em relação ao nível do mar. A ponte foi interditada em 1992, a partir daí passou por diversas restaurações, mas nenhuma que de fato viesse a torna-la trafegável novamente. Desde 2005 Governo do Estado, Prefeitura e Governo Federal tentam restaurar o monumento, mas por burocracias diversas, mudanças de gestões e má administração a entrega sempre é adiada. Desta vez, o atual Governo pretende entregar para população a Ponte Hercílio Luz em 30 de Dezembro de 2019. É esperar pra ver.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat