PMP e R3 animal realizam soltura de pinguins em Florianópolis.

Compartilhe

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos, da Petrobras, realizou em parceria com a R3 Animal, a soltura de dez pinguins, na Praia do Moçambique, em Florianópolis.

Santa Catarina é o estado com maior incidência, com o registro de 2105 pinguins; seguido de São Paulo (com 1.647), Rio de Janeiro (com 379) e Paraná (com 364).

Contudo, os animais regatados sofrem ferimentos através de apetrechos de pescas, embarcações ou resíduos marinhos. Portanto por intervenção humana, quando são resgatados pelo Projeto.

Nilson Coelho R3 animal – divulgação.

Os animais marinhos avaliados, quando necessário tem atendimento veterinário especifico. 

Resgatados este ano, os animais, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), passaram por tratamento veterinário e, agora, após a estabilização do quadro clínico, serão devolvidos ao habitat natural.

Antes, receberam um chip permitindo o acompanhamento, caso reapareçam em outra região. Encontrando animais na praia acione sempre os órgãos de resgate, como por exemplo o PMP.

O coordenador do Projeto, Fernando Almeida, diz que a atuação nas praias é diária, com foco nos resgates de animais vivos ou debilitados.

O Projeto de Monitoramento de Praias é um instrumento necessário para a gestão ambiental das atividades da companhia na Bacia de Santos e entrega um resultado importante para a conservação das espécies marinhas. Para a realização do projeto, a Petrobras trabalha em parceria com diversas instituições científicas e organizações não governamentais como a R3 Animal.

Igualmente o Projeto de Monitoramento de Praias conta também com o acompanhamento técnico do IBAMA e ICMBio.

Sobre os PMPs

Estruturados e executados pela Petrobras para o atendimento de condicionantes do licenciamento ambiental federal, é o maior programa de monitoramento de praias do mundo. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs, que atuam em 10 estados litorâneos, acompanhando assim mais de três mil quilômetros de praias.

Por fim, o projeto fiscalizado pelo IBAMA faz monitoramento, resgate, reabilitação e soltura de mamíferos, como por exemplo, tartarugas e aves marinhas. 

Sandro Abecassis

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em marketing digital e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat