Nossa Senhora dos Navegantes, fé e devoção.

Compartilhe

No dia 2 fevereiro, domingo, acontece o festejo em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas. A padroeira dos pescadores tem uma programação especial no dia 2 de fevereiro, com missa às 10h00, almoço festivo, oração do Santo Terço, procissão por terra e mar e confraternização da comunidade.

O festejo a Nossa Senhora dos Navegantes iniciou em 1929 e é bastante arraigado nas famílias, com o repasse de geração à geração. A realização é de responsabilidade da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 1968, com a participação das demais comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. É padrão os festeiros, num total de mais de 80 casais, estarem distribuídos pela península, que estendem o convite a população em geral e visitantes para celebrar a Rainha do mar, dos pescadores e de Bombinhas.

SERVIÇO
O quê: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, e IV Campanha das Talhas de Caná
Quando: de 26 de janeiro a 2 de fevereiro

PROGRAMAÇÃO
Dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro
19h Santo Terço
19h30 Santa Missa

Dia 2 de fevereiro
10h Santa Missa
12h almoço (churrasco a R$ 30,00 e galeto a R$ 25,00, ambos com guarnição)
15h30 Oração do Santo Terço
16h Procissão por terra e mar
19h Confraternização da Comunidade

Onde: Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Av. Vereador Manoel José dos Santos, 706, esquina com a rua Pescada Branca, Centro – Bombinhas

Realização: Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Confira a programação da festa da padroeira na Capital Florianópolis:

Ingleses

No bairro Ingleses, no norte da Ilha, as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes acontecem sábado (2) na igreja que leva o nome da santa. Às 9h tem a reza do terço e às 10h00 a procissão em direção a Rodovia Vereador Onildo Lemos, de lá seguindo para praia onde são esperadas mais de 30 embarcações.

A procissão marítima sai do canto direito da praia dos Ingleses, vai até o canto esquerdo e retorna. Todo o trajeto dura aproximadamente 45 minutos, finalizando com uma benção.

Cacupé

Em Cacupé, norte da Ilha, a imagem de Nossa Senhora sairá da capela Santa Cruz, na Estrada Haroldo Soares Glavan, 3.560, em procissão até a praia. De lá, ela embarca e inicia a procissão marítima pelas praias de João Paulo, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Às 11h ocorre a recepção da imagem na praia e segue com a missa campal e bênção das embarcações.

Lagoa da Conceição

No leste da Ilha a festa começa no sábado com missa na paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Rua Francisca Luiza Vieira, 277, às 20h. Em seguida, às 21h40min será servido um jantar no salão paroquial e às 22h30min inicia o baile.

No domingo, a partir da 10h30 será celebrada uma missa com almoço em seguida. A procissão marítima está marcada para as 15h. A imagem de Nossa Senhora sai da igreja às 15h e vai até o trapiche da Lagoa, onde as embarcações devem esperar a imagem. O cortejo pelo mar dura em torno de duas horas e retorna para o trapiche às 17h. No retorno haverá celebração com passagem dos festeiros e encerra com festa na igreja.

Caieira da Barra do Sul

Na comunidade da Caieira da Barra do Sul, no sul da Ilha, os festejos iniciam no sábado, com missa e festa na capela de São João Batista, na Rodovia Baldicero Filomeno, 1.900, a partir das 19h.

No domingo, a procissão parte da igreja às 10h00 e segue pela estrada até a Praia Grande, onde as embarcações aguardam enfeitadas para dar início ao trajeto pelo mar, que segue pela costa em direção ao ponto mais extremo do sul da ilha, próximo à praia de Naufragados. Depois eles retornam à igreja. A expectativa é receber mais de 30 barcos.

Pântano do Sul

No Pântano do sul a procissão será pelas águas em homenagem a Nossa Senhora. A procissão sai da igreja às 9h30, vai até a praia, segue com as embarcações e retorna para a igreja. A expectativa é que cerca de 10 barcos participem do cortejo no mar.

O Candomblé e a umbanda também fazem homenagens

Nossa senhora dos navegantes é conhecida como Yemanjá, a rainha do mar para as religiões de matrizes Afro. As homenagens no Campeche começam às 16h00, na Praça do Marco, na Avenida Pequeno Príncipe, onde também haverá atrações culturais e festival de gastronomia. O cortejo que levará os agrados para a Rainha do Mar sai da praça para a Praia do Campeche às 20h.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.