Nem tudo que é diet ou light é aliado da saúde.
Ao iniciar uma dieta para perder peso, muitos cometem o erro de encher o carrinho do supermercado com alimentos diet ou light, achando que eles emagrecem.
Pois saiba que diversos desses produtos, em excesso, podem engordar e até fazer mal à saúde, por serem ultraprocessados, como mostra reportagem de VivaBem. Entenda melhor:
- Em produtos diet ou light, muitas vezes a indústria tira o açúcar da receita e coloca mais gordura. Isso faz com que o alimento tenha um número igual ou até maior de calorias do que sua versão “original”.
- Muitos desses itens contêm altas quantidades de sódio, adoçantes e aditivos químicos, que em excesso e longo prazo podem fazer mal à pressão arterial, afetar o intestino e desequilibrar o funcionamento do organismo.
- É comum as pessoas acharem que podem comer livremente doces diet ou zero açúcar, o que leva a uma gestão calórica excessiva e impede a perda de peso.
Então, faça boas escolhas
Você consegue reduzir as calorias que consome sem precisar de produtos diet ou light ultraprocessados. Troque queijos amarelos pelos brancos (como o minas frescal), tire o miolo do pão francês (essa parte não engorda mais, mas, ao retirá-la, você acaba comendo praticamente só metade de um pão), prefira frutas em vez de doces etc. Veja sugestão para o café da manhã:
- café com leite desnatado
- pão francês integral sem miolo
- queijo minas frescal
- morangos, uvas e melão picados com um pouco de gengibre em pó salpicado ou ralado fresco
Por fim, a refeição foi elaborada pela nutricionista Samantha Rhein
fonte:uol