Negritudes é o tema do CINE Lanterna Mágica deste sábado (3)

Compartilhe

Sessão exibirá o curta “Dona Jacinta”, da Cia Nosso Olhar, que aborda a marginalização da mulher negra; em seguida haverá roda de conversa e show com La Lestada

A penúltima sessão do CINE Lanterna Mágica exibirá o curta Dona Jacinta (2022/17min), da Cia Nosso Olhar, dirigido por Leandro Batz e Wallace Almeida. O filme aborda a marginalização da mulher negra e seu cabelo, e foi produzido pela Cia Nosso Olhar, de Florianópolis, um coletivo teatral independente, de pesquisa e desenvolvimento da arte negra e da negritude. Após a exibição haverá roda de conversa com Leandro Batz e, em seguida, show com a banda La Lestada. O repertório mistura ritmos dançantes. O evento será neste sábado (03 de dezembro de 2022), às 19 horas, no Escritório na Praia Bar (Rod. Baldicero Filomeno, 7873), na Freguesia do Ribeirão. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

“Estamos muito felizes em receber o trabalho da Cia Nosso Olhar no Ribeirão da Ilha e poder dialogar junto com a comunidade do bairro sobre a força da linguagem audiovisual na luta anti-racista. A Cia realiza um trabalho artístico fundamental em Florianópolis e é de extrema importância refletirmos de forma coletiva sobre suas produções numa sociedade que ainda marginaliza diariamente vidas negras de forma violenta. O cineclube é espaço de promoção de diálogo a partir da arte e o curta Dona Jacinta nos propõe reflexões urgentes de modo muito sensível”, conforme diz a produtora Marina Argenta, do Coletivo Lanterna Mágica.

“Dona Jacinta foi a forma que eu encontrei de contar minha história e de tantas outras mulheres negras, que como eu, passaram por longo e doloroso processo para se aproximar de sua beleza e aceitação de negritude. Também é um caminho para nós da Cia Nosso Olhar, compreendermos que com nossa negritude, podemos estar em todos os lugares, sendo respeitadas e honrando o legado dos que vieram antes de nós. Isso é Dona Jacinta!”, afirma Gisele Farias, atriz e idealizadora do curta-metragem.

Sobre o cine clube:

CINE Lanterna Mágica: público pode sugerir filmes para o 1º cineclube do Ribeirão da Ilha

O CINE Lanterna Mágica é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis com foco em propor ações de cinema contínuas no Ribeirão da Ilha. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome homenageia também às lanternas, redes utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro o coletivo realizou um festival de cinema, e de lá para cá vem realizando sessões de cinema mensais em diferentes espaços e escolas do bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema – edição 2021, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

FILME – Dona Jacinta (2022 / 17 min.)

Cia Nosso Olhar

Direção: Leandro Batz e Wallace Almeida

Sinopse: Dona Jacinta é uma experimentação audiovisual que traz reflexões sobre a marginalização da mulher negra e seu cabelo. O local em que essa sociedade patriarcal coloca corpos pretos e femininos. Este trabalho atravessa histórias reais e nos leva ao debate interseccional que envolve raça, gênero e classe. Dona Jacinta é fé, força, luta, liberdade e muita ginga.

Então, agende:

CINE Lanterna Mágica – exibição do filme “Dona Jacinta” (Cia Nosso Olhar)

Após a exibição rolará um bate papo com o diretor, e depois show da banda La Lestada

Quando: 3 de dezembro de 2022, às 19h 

Onde: Escritório na Praia Bar (Rod. Baldicero Filomeno, 7873 – Ribeirão da Ilha)

Quanto: Gratuito 

Classificação: livre

Por fim, para mais informações acesse: www.instagram.com/coletivolanternamagica

WhatsApp chat