Mercado Público de Florianópolis, 122 anos de história.

Compartilhe

Mercado municipal, do Desterro a Florianópolis

Florianópolis, é conhecida pelas belas praias, contudo, as atrações da cidade vão além das ondas que vem do oceano. Dessa forma, vamos conhecer um pouco a história do Mercado Público de Florianópolis. 

Com 122 anos completados no último dia 22 de fevereiro, o Mercado Público de Florianópolis, mantém a arquitetura da sua fundação, apesar de já ter passado por um incêndio em 2005 e por reformas. Na essência reúne lojas de artesanatos, alimentos, cafés, bares, restaurantes e lojas de diversos produtos, sendo assim o ponto de encontro para muitos que passam pela cidade. 

Foto Daniel Vianna MTur

O mercado em fins do século XVIII era uma praça perto do mar, onde os produtores montavam suas barracas, vendiam carne de sol, feijão, arroz, peixe, comidas prontas, tendo em vista que ali era passagem de militares, marinheiros e viajantes. Um lugar central afinal a cidade se movimentava a partir dali.

Ao longo dos anos a praça do mercado cresceu, mas continuava com poucas condições sanitárias. Note que naquela época não havia aterro, e o lugar ficava próximo ao mar, e claro, o acesso era só pelas baías.  

Foto site oficial do Mercado Público

Mudança

No entanto, a visita do Imperador Dom Pedro II em 1845 determinou o início da construção do mercado. Sabendo da visita, as autoridades da época deram uma maquiada na praça do mercado, mudaram os comerciantes de lugar com a promessa de melhor estrutura.  Sendo assim, uma estrutura com mais condições foi construída em 1851.  Mas houve uma mudança de lugar e só em 1899 foi erguida a primeira ala do que  hoje é o mercado. No entanto, anos depois uma nova parte construída em 1932.

Foto site oficial do Mercado Público

O mercado tem divisão por alas, de alimentos, artesanato, restaurantes e bares, e outros boxes de roupas e diversos produtos. Antes da pandemia foi palco de shows e eventos culturais na capital.

Siga o facebook do Mercado Público de Florianópolis, e conheça mais sobre horários de funcionamento. Por fim, mantenha os cuidados sanitários, use máscara, lave as mãos, e mantenha o distanciamento social. 

Foto facebook do Mercado Público de Florianópolis. (antes da pandemia)

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, músico e apaixonado por rock, literatura e histórias curiosas.