Massa polar chegando em Santa Catarina.

Compartilhe

Uma nova massa de ar frio deve chegar a Santa Catarina a partir da próxima sexta-feita (2),  principalmente no Oeste Catarinense.

Então prepare-se para um forte frio já neste fim de semana, com temperaturas minímas em torno 4º graus no litoral, -6º graus na serra, e de -1º a -3º graus no Oeste e meio-oeste Catarinense. Existe a chance de geada em várias regiões, principalmente no Oeste, bem como, ar seco, e pouca nebulosidade.

A partir de sábado, a chance de nevar aumenta na serra, conforme as análises de dados do CPECT/INPE, que apontam formação de nuvens na região. O mar deve ficar bastante agitado ao sul de Santa Catarina.

O frio aquece a economia do turismo de inverno, principalmente nas regiões de serra, onde neste período, os pacotes contemplando hotéis, passeios tem chamado atenção de turistas Brasileiros. O Piauiense Gilmar Souza visitou São Joaquim na primeira massa polar deste ano e viveu a experiência de ver neve pela primeira vez: “Na minha cidade vivo sob o sol de 40º graus, ver neve, tudo branquinho e curtir o frio foi muito bom, a gente nem precisa ir pra Europa ou Estados Unidos pra curtir o inverno, o Brasil tem neve e todo mundo tem que conhecer”. Disse.

Resultado de imagem para neve em sao joaquim 2019

Mas o frio intenso requer cuidados, prepare o cobertor e aquecedores, proteja os idosos, crianças e animais, e em caso de nebulosidade ou serração evite dirigir, e se já estiver na estrada, pare e espere o clima melhorar, muito cuidado ao acender lareiras e fogueiras e evite o improviso para se esquentar, recentemente, em virtude da inalação de gás carbônico por má instalações ou improvisos, tivemos a ocorrência de mortes no Brasil e Chile. Se houver ocorrências de deslizamentos, quedas de árvores, ou risco eminente à vida, acione a Defesa civil pelo 199 ou o Corpo de bombeiros através do 193.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat