Marcos Petry, autismo e superação.

Compartilhe
Foto site Marcos Petry

Marcos Petry, Catarinense, autista, produtor de conteúdo do canal Diário de um autista, escritor, fala inglês, alemão, espanhol, toca vários instrumentos e faz palestras em todo o Brasil difundindo, ensinando, compartilhando e mostrando para diversas plateias sobre o Espectro do autismo.

Em suas palestras e videos, Marcos mostra vivências e aprendizados que teve tanto com os pais, como também com médicos, e como a vida na escola e sociedade foi se construindo ao longo dos anos. Em certo momento, conta que o fato de as pessoas gritarem perto dele o fazia dar pulinhos – que é a forma de reação comum ao incômodo barulho – isso era feito de propósito pra ver esta reação, de maldade, foi então que os amigos mais próximos o protegiam, o cercavam e não deixavam que o bullying ocorresse. Encontrar proteção e amigos, foi naquele momento fundamental.

Entender o Autismo ainda é um desafio para médicos, professores, e principalmente para a sociedade. Cada vez mais o entendimento deve ser difundido e mais propagado. Marcos teve apoio dos Pais e uma estrutura para estudar e se formar – e ainda assim sofreu discriminação – outras crianças não possuem a mesma sorte, são abandonadas, tidas como loucas, vítimas de maus-tratos, dentre outras situações vistas diariamente.

Resultado de imagem para marcos petry

A criação do canal Diário de um autista, foi a forma que Marcos Petry encontrou para ajudar outras famílias e autistas que passam por esta situação. Ele responde as dúvidas deixadas nos comentários e aprende com experiências dos seus seguidores, tudo é motivo de aprendizado e nada é motivo para não aprender algo novo.

“A deficiência não impõe tantas limitações quanto a falta de oportunidades”. Diz Marcos.

Marcos escreveu o livro chamado, “Contos de meninos e meninas, contos de homens e mulheres”. Publicado em 2016, pela editora Chiado, o livro trata de Jovens que vivem em uma pequena cidade e seus dilemas, vivências e histórias, lidar com a tecnologia e suas vantagens e desvantagens e a convivência com adultos.

Confira agora um vídeo do canal Diário de um autista:

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat