Mais de mil crianças e jovens participam de aulas de surf em Florianópolis.

Compartilhe

Surf como inserção social para gerar oportunidades.

O Surf traz o conhecimento de tradições do mar, o desenvolvimento de habilidades, hábitos de vida mais saudáveis, bem como bem-estar e a qualidade de vida. Para incentivar ainda mais o esporte e buscar novas oportunidades para crianças e jovens de comunidades carentes, a Prefeitura de Florianópolis oferece aulas gratuitas na piscina pública da passarela da cidadania.

Mesmo em uma piscina sem ondas, os jovens e crianças aprendem como ficar em pé em cima da prancha, remadas e, até algumas manobras que fazem parte da técnica inicial. As aulas ocorrem todas segundas e quartas-feiras, das 13h às 16h20. Ao todo o projeto atende 1.200 crianças que abrangem vários bairros da capital, com transporte e alimentação a base de frutas.

“Era uma piscina construída há mais de uma década que nunca havia sido utilizada. Reformamos, colocamos cobertura e aquecimento e veja só: como o espaço pode transformar vidas”, de acordo com o prefeito Gean Loureiro.

Sobre a Piscina Pública 

Depois de 10 anos abandonada, a Piscina Pública foi reformada com a proposta de servir como área de lazer para crianças e jovens de comunidades. A piscina entregue por antigas gestões no ano de 2009, não tinha uso. Sendo assim, o espaço ficou a céu aberto, sem funcionar e se deteriorando com o passar dos anos. No entanto, a obra de revitalização passou por limpeza e reestruturação e, há cerca de três anos, podemos ver a piscina semiolímpica, com 25 metros de comprimento e 20 metros de largura com espaço de convivência e lazer para todas as comunidades de Florianópolis.

Por fim, a estrutura conta ainda com cobertura metálica, isolamento térmico e acústico, revestimento com Blindex nas laterais. Além disso, existem quatro bombas de climatização para o aquecer a água, que permite usar a piscina em vários períodos do ano. “Bastou ideias, boa vontade e bastante esforço da nossa parte. O avanço social que conseguimos com a revitalização da piscina pública é inimaginável. Sem dúvida essa integração entre crianças e jovens de diversos bairros é o melhor caminho para um futuro digno”. Conforme afirma o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ed Pereira.

WhatsApp chat