Limpeza dos mares recolhe toneladas de resíduos no leste da ilha.

Compartilhe

Realizada como parte do Dia Mundial da Limpeza – ação global que promove o cuidado com cidades, bairros, praias, praças e parques – o projeto Limpeza dos Mares, iniciativa da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), recolheu 2,5 toneladas de resíduos no leste da Ilha.

O trabalho reuniu 80 voluntários, entre mergulhadores, proprietários de embarcações e comunidade, na Lagoa da Conceição e na entrada do canal da Barra da Lagoa. Michele Castilho, diretora de Turismo da entidade, comemora. “Cumprimos nosso objetivo de limpar as águas e alertar à população sobre estes descartes indevidos”, afirma. 

Patrocinador do evento, o Fort Atacadista também integrou a ação, parte de seu braço de responsabilidade social. Leandro Hommerding, gerente regional de Marketing da empresa, explica por exemplo a escolha do apoio. “Estamos muito presentes no litoral e é um orgulho integrar a causa”, diz.

No entanto devido a pandemia e as regras sanitárias, a etapa foi diferente das anteriores: os voluntários participaram com suas embarcações, mas também agiram no entorno da Lagoa, sem maiores aglomerações.

Alexandre Lopes Vianna, capitão dos portos de Santa Catarina, enalteceu a atividade: “A Marinha do Brasil não poderia deixar de estar ao lado da ACATMAR nesta iniciativa. Além de garantir a segurança da navegação, nossa missão também é conscientizar a população sobre a preservação”, aponta.

Por fim, o projeto Limpeza dos Mares já teve 23 etapas e 105 toneladas de resíduos removidas pelo seu exército de voluntários, entre comunidade e mergulhadores.

Esta edição teve a organização da Escola de Mergulho Acquanauta e do Mundo Mar Consulting, com apoio da Capitania dos Portos, Marina Verde Mar, TJG Importes, Cia. da Praia, Paulista Balões, Plastkolor, Programa Mundo Mar, Avelisc, Iate Clube de Santa Catarina, Marina Pró Náutica, Boatlux, Floripa Boat Club, Marina Pró Náutica, Sports Resgate, Avesal, Marina Porto da Lagoa e Barra Dive.

Conheça mais sobre o projeto acessando o site do projeto Limpeza dos mares.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat