Confira a programação do mês da Consciência negra.
Durante todo o mês de novembro Florianópolis receberá uma programação com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão e combate a violência contra a população negra.
A ação promovida pela Prefeitura contará com várias entidades culturais, religiosas, sócio-politicas e empreendedoras, em uma extensa programação durante todo o mês.
O dia 20 de novembro foi a data escolhida para o Dia nacional da consciência negra, que marca a data de morte do líder Zumbi dos Palmares, se tornou uma data para se manter viva a história, identidade e memória da luta pela libertação dos escravos.
Hoje a população negra no Brasil, segundo o IBGE, é representada por 54% da população, em Santa Catarina a população negra está estimada em 11%, porém com bastante representatividade em diversos setores, da cultura ao empreendedorismo.
Recentemente, o premiado documentário Itapocu, que retrata a comunidade quilombola, O Catumbi de Itapocu, do distrito Catarinense de Araquari foi exibido no Festival de cinema de Camarões. O filme destaca a cultura, religião e o modo de vida com tradições centenárias da comunidade.
Confira a programação do Mês da Consciência negra.
28/11, às 19h, no Auditório da Universidade Anhanguera – Palestra: A Mulher Negra no Cenário da Advocacia Catarinense e a Política de Cotas no Ensino Superior: Resistência e Empoderamento. Palestrantes: doutoras Caroline Vizeu é Emiko Liz Pessoa Ferreira.
29/11, das 19h às 22h, na ACATE Primavera na SC 401 – Mesa Negros na Tecnologia.
30/11, a partir das 10h30, no Calçadão da Jerônimo Coelho – Programação Artística em comemoração ao Mês da Consciência Negra.
30/11 – Roteiro Histórico – Quilombos Fortunato e Toca.
01/12 – Roteiro histórico – Quilombos Valongo e Vidal Martins.
02/12, às 18h na Escadaria do Teatro da UBRO – Samba de terreiro – Comemoração Dia Municipal do Samba.