Lagoa do Peri recebe Prêmio Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo

Compartilhe

Cerimônia de entrega foi restrita por conta da pandemia de covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança

O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, recebeu o certificado internacional Bandeira Azul pelo sexto ano seguido, sendo referência em qualidade, segurança e infraestrutura.

O prêmio é dado pela ONG FEE (Foundation for Environmental Education), que no Brasil é representada pelo Instituto Ambientes em Rede. Para conquistá-lo, o local deve apresentar uma série de requisitos estabelecidos pela entidade, que garantem por exemplo: acessibilidade, segurança, qualidade da água e gestão ambiental.

Outro importante requisito é o fornecimento de pelo menos cinco atividades de educação ambiental destinadas ao público, durante a temporada de bandeira azul. Uma das ações realizadas este ano, foi o projeto “Floram Vai à Praia”, com a finalidade de conscientizar os banhistas sobre a limpeza da orla e as consequências da poluição para o ecossistema.

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã do dia 21, com a participação do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nelson Mattos Jr, do Superintendente da Floram, Rafael Poletto, do Diretor Geral da fundação, Marquinhos Silva e da representante nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi.

Contudo, por conta da pandemia de covid-19, a entrega ocorreu de maneira breve e restrita, com todos os participantes utilizando álcool gel e máscara. O tradicional evento de hasteamento da bandeira na Lagoa do Peri está suspenso por tempo indeterminado.

Unidade de conservação.

O Monumento Natural da Lagoa do Peri é uma das 20 Unidades de Conservação em Florianópolis, que neste mês completa 39 anos. Das 20 UCs, nove fazem parte do Departamento de Unidades de Conservação (Depuc) da Floram. O espaço abriga centenas de plantas e animais espalhados em seus 42km².

Apesar de sofrer com o baixo nível d’água, o local é fundamental no abastecimento de água potável na capital. Por fim, nos últimos dias vem recuperando o seu nível ideal devido às chuvas das últimas semanas.

Informações João Felipe Lopes

WhatsApp chat