Instituto AutismoS realiza simpósio gratuito de forma on-line.

Compartilhe

O Instituto AutismoS realiza no dia 4 de novembro o 1º Simpósio Nacional AutismoS On-line.

O encontro acontece em parceria com a universidade Uniasselvi, através do projeto AutismoS Presente, e será transmitido através do canal do Youtube da universidade, a partir das 15h00.

Na pauta do evento estão palestras que vão discutir iniciativas para a inclusão dos autistas no meio educacional, da educação básica à universidade.  Sendo assim, entre os palestrantes estão o neurologista infantil Dr. Thiago Gusmão, o escritor e doutor em educação Dr. Eugênio Cunha, assim como a escritora Michelle Malab.

Além dos especialistas, participam da programação o palestrante e criador do canal Diário de um Autista, Marcos Petry, com sua mãe, Arlete. Ambos vão destacar os desafios que enfrentam em seu dia a dia para a inclusão.

O 1º Simpósio Nacional AutismoS On-line é gratuito e voltado para educadores, pedagogos, profissionais de educação, famílias e público em geral. A finalidade é debater e entender mais sobre as iniciativas de inclusão de pessoas com autismo no processo educacional.

De acordo com o Ministério da saúde, hoje em cada 160 crianças uma tem o espectro autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neurológica cujos sintomas englobam diferentes formas como a dificuldade de comunicação por linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico ou de socialização, além do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei (PL) 2.573/2019, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de expedição gratuita. Portanto, com o documento, autistas passam a ter prioridade em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Por fim, para participar do encontro basta acessar o canal do Youtube da Uniasselvi.

Luke nelson

Jornalista, redator e editor esportivo

WhatsApp chat