GRATUITO: Últimos dias da Mostra de Cinema da Francofonia em Florianópolis

Compartilhe

Festival promovido pela Aliança Francesa Florianópolis exibe produções em língua francesa até o dia 3 de abril no Paradigma Cine Arte

A primeira edição da Mostra de Cinema da Francofonia, promovida pela Aliança Francesa de Florianópolis, termina no próximo domingo (3). Até lá, o público de Florianópolis pode assistir a produções e coproduções em língua francesa, a maioria inédita na Capital, em sessões gratuitas no Paradigma Cine Arte. Na sexta, destaque para o documentário Sympathie pour le Diable, de Guillaume De Fontenay. No longa, o repórter de guerra Paul Marchand mergulha nas entranhas do conflito fratricida que aconteceu em Saraievo, em 1992, sob o olhar impassível da comunidade internacional. 

No sábado (2), a Mostra exibe um filme para crianças. A animação L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian, conta a história de Marona, uma cachorrinha vítima de um acidente que se lembra dos diferentes mestres que conheceu e amou ao longo de sua vida.

L extraordinaire voyage de Marona 

Para encerrar a programação, será exibido o filme suíço  La Mif, de Fred Baillif. O longa conta a história de um grupo de adolescentes que foi colocado em uma casa de repouso com assistentes sociais. Essa experiência forçada de “família” cria tensões e intimidades inesperadas. 

A 1ª Mostra de Cinema da Francofonia é promovida pela Aliança Francesa Florianópolis e tem o propósito de apresentar filmes que retratam, de diferentes maneiras, a diversidade cultural que um mesmo idioma abriga — a língua francesa é falada em pelo menos 30 países de quatro continentes. Essas nações integram a chamada La Francophonie, ou Organização Internacional da Francofonia. É justamente a pluralidade das culturas da Francofonia que o festival irá apresentar na telona. 

A Mostra AF de Cinema da Francofonia 2022 é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Apoio cultural do Institut Français, Suíça, Canadá, Québec, Grão-Ducado de Luxemburgo, Bélgica e Consulado Geral da França em São Paulo. O cinema oficial é o Paradigma Cine Arte. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Francofonia, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Agende-se

1ª Mostra AF de Cinema da Francofonia

Quando: 24 de março a 3 de abril de 2022
Onde: Rod. SC-401, 8.600 (Centro Empresarial Corporate Park), Bloco 8 – Sala 2, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Mais informações: www.affloripa.com.br

Programação 

SEXTA, 1º/4
11h – Sympathie pour le Diable, de Guillaume De Fontenay (França/Canadá/Bélgica) 

Legendado ‧ 2019 ‧ Guerra/Drama ‧ 1h 40m ‧ Classificação : 14 anos

Quanto: gratuito

SÁBADO, 2/4

11h – L’extraordinaire voyage de Marona (A Fantástica Viagem de Marona), de Anca Damian (França, Romênia, Bélgica)

Legendado ‧ 2019 ‧ Animação/Drama ‧ 1h 32m ‧ Classificação : 6 anos

Quanto: gratuito

DOMINGO, 3/4 

11h – La Mif, de Fred Baillif (Suíça)

Legendado ‧  2021 ‧ Drama ‧ 1h 52m ‧ Classificação 16 anos

Quanto: gratuito

Sinopses

1º/4 – Sympathie pour le Diable, de Guillaume De Fontenay

Sympathie pour le Diable 

Saraievo, novembro de 1992, sete meses após o início do cerco. O repórter de guerra Paul Marchand mergulha nas entranhas de um conflito fratricida sob o olhar impassível da comunidade internacional. Entre sua objetividade jornalística, o sentimento de impotência e um certo senso de dever diante do horror, ele terá que tomar partido.

2/4 – L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian 

Vítima de um acidente, Marona, uma cachorrinha, lembra-se dos diferentes mestres que conheceu e amou ao longo de sua vida. Através de sua simpatia infalível, sua vida se torna uma lição de amor.

3/4 – La Mif, de Fred Baillif

Um grupo de adolescentes foi colocado em uma casa de repouso com assistentes sociais. Essa experiência forçada de “família” cria tensões e intimidades inesperadas. Um incidente desencadeia uma cadeia de reações exageradas.


carol macário

jornalista
WhatsApp chat