Visite gratuitamente as Fortalezas de SC.

Compartilhe

Hoje (02) é o último dia do ano para visitação gratuita nas fortalezas de Santa Cruz de AnhatomirimSanto Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa. Todo o primeiro domingo do mês, de março a novembro, a entrada é gratuita nesses monumentos. Não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar e visitar.

Se o visitante quiser tirar algumas dúvidas sobre horário de funcionamento clique aqui.

As três fortificações localizadas na Baía Norte na Grande Florianópolis são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É importante lembrar que a UFSC não é responsável pelo deslocamento até as fortalezas que ficam em ilhas. Para entrar em contato com as empresas que fazem o translado, clique aqui.

Foto divulgação UFSC

A Fortaleza de Santa Cruz está localizada na Ilha de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. Estrategicamente situada na entrada da Baía Norte, a fortaleza formava, no século XVIII, um dos vértices do sistema triangular de defesa idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Paes.

Sua construção teve início em 1739 e se estendeu por vários anos. Sua arquitetura tem traços de influência renascentista. Os seus edifícios se distribuem de maneira esparsa por toda a ilha de Anhatomirim e suas espessas e baixas muralhas de pedra apenas conformam as antigas baterias de artilharia, deixando as construções descortinadas na paisagem. A maioria dos materiais utilizados na sua construção é da própria região com exceção feita aos elementos de cantaria e ao “lioz” – espécie de calcário branco português existente nas soleiras das portas, escadarias e algumas bases dos canhões.

Foto divulgação UFSC

A Fortaleza de Santo Antônio está localizada na ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Esta fortaleza configurava o terceiro vértice do triângulo de fogo idealizado pelo Brigadeiro José da Silva Paes. O início de sua construção ocorreu em 1740.

foto divulgação UFSC

A Fortaleza  de São José da Ponta grossa está localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, aproximadamente a 25 quilômetros do centro da cidade. Estrategicamente situada no alto do morro da Ponta Grossa, emoldurada pela beleza dos costões e a areia da Praia do Forte. Esta fortaleza configurava o segundo vértice do triângulo de fogo idealizado pelo Brigadeiro José da Silva Paes. O início de sua construção ocorreu em 1740. Em 1765, para completar a sua defesa no flanco leste, foi construída a Bateria de São Caetano, localizada junto à Praia de Jurerê, a cerca de 200 metros da fortaleza.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat