Prova de ciclismo “Haute Route” será em Santa Catarina.

Compartilhe

Uma das mais conhecidas provas de ciclismo amador – a Haute Route – acontecerá pela primeira vez no Brasil em 2021. A competição está marcada para os dias 26, 27 e 28 de março e será em Santa Catarina.

Dentre as mais belas estradas do mundo, a Serra do Rio do Rastro e o Morro da Igreja em Urubici, no sul de Santa Catarina serão uma das rotas. Além disso, os atletas vão passar por Florianópolis pedalando pela ponte Hercílio Luz, subindo o Morro da cruz. 

Sendo assim, aproveite, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas direto no Site do evento.

As provas terão paisagens distintas de Santa Catarina, como por exemplo o Centro histórico de Florianópolis, oceano, a Mata Atlântica, além da serra Catarinense.

“Desde 2011, a ‘família Haute Route’ percorre estradas e montanhas mais lindas do mundo. Sem dúvida em Santa Catarina não será diferente”, afirma o CEO do Haute Route Brasil, Fernando Palhares. 

As etapas.

A Serra do Rio do Rastro tem 284 curvas e cerca de 25 km e já foi considerada uma das mais belas estradas do mundo pelo jornal inglês The Guardian. O Morro da igreja está localizado no município de Urubici, é o ponto mais alto do sul do Brasil com 1.822 metros. E não podia faltar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, construída há 94 anos e reinaugurada no final de 2019 será palco de uma etapa.

Na Haute Route Brasil os atletas vão pedalar 222 quilômetros superando trechos de inclinação bastante forte. No primeiro dia, os atletas partem de Urubici e percorrem 114 quilômetros, com 2,900 metros de altimetria, até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro.

Divulgação Haute route Brasil.

No dia seguinte, a largada também será em Urubici, serão 93 quilômetros com 2250 metros de elevação até o alto do Morro da Igreja. A prova em Florianópolis terá 15 quilômetros e inclui a subida dos 350 metros do Morro da Cruz, ponto mais elevado da capital.

A Haute Route Brasil seria em setembro de 2020, mas devido a pandemia do coronavírus foi remarcada, da mesma forma como outros eventos. As provas também acontecem nos Alpes Franceses, nos Alpes Suíços, nos Pirineus, nas Dolomitas e em estradas icônicas de Omã, da China e do México.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat