Floripa Conecta gerou impacto positivo de cerca de R$ 15 milhões para Florianópolis

Compartilhe

As mais de 60 atrações que integraram o hub de eventos reuniram um público aproximado de 65 mil pessoas em agosto, um dos meses menos movimentos da cidade; edição 2023 já tem data: 18 a 27 de agosto

A segunda edição do Floripa Conecta deixou um saldo positivo para a economia da Capital. Em agosto, justamente um dos meses menos agitados para o turismo da cidade, o hub de eventos movimentou a cena criativa com mais de 420 horas de atrações. Os 60 eventos que fizeram parte desse movimento atingiram um público estimado de 65 mil pessoas — se considerar também quem participou de atividades online — em mais de 30 lugares diferentes. Para a economia da Capital, o resultado foi significativo. Em valores, o número estimado foi de R$ 15 milhões, mostrando o quanto a indústria criativa é potente, gera renda e emprego.

O cálculo foi baseado no impacto no turismo da cidade a partir da movimentação do público nesses mais de 60 eventos. “Tivemos um aumento considerável de presença de turistas. Foram 17,8% a mais na rede hoteleira se comparado a 2019, na primeira edição do Floripa Conecta. Quando a sociedade civil se organiza, conseguimos ter resultados muito positivos e não foi diferente dessa vez . A partir do ano que vem com certeza será uma referência para todo o brasil”, comemora Juliano Pires, Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. 

Para Luciano Pinheiro, Diretor Técnico do Sebrae SC, o Floripa Conecta é um projeto de médio e longo prazo de investimento. “Acreditamos numa ideia. E apostamos na possibilidade de que Florianópolis pode se tornar a Cidade da Economia Criativa e atrair pessoas do mundo inteiro”, afirma Luciano Pinheiro, Diretor Técnico do Sebrae SC. 

Além dos números, o sucesso do projeto foi medido a partir das conexões que surgiram entre grandes e pequenos produtores, a descentralização de atividades e a possibilidade de moradores e visitantes (re)conhecerem a produção cultural, de tecnologia e a cena empreendedora de Florianópolis. “Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que o número não seria tão importante quanto como conseguir realizá-lo no pós-pandemia.  E mesmo assim os números foram fantásticos”, acrescenta Pinheiro.

Em 2022, as principais entidades da cidade, entre elas SEBRAE, CDL, ACIF, FIESC, ACATE, Fundação CERTI, Prefeitura de Florianópolis e ABRASEL, se uniram para que o Floripa Conecta fosse um elo entre público, produtores e as iniciativas públicas e privadas.

Moradores, turistas e produtores engajados pós-pandemia

Passados dois anos de espera, o Floripa Conecta 2022 marcou a retomada da Indústria Criativa de Florianópolis. Thaynan Mariano, Executivo do projeto, destaca que nesta segunda edição foi possível conectar a Ilha e o Continente, empreendedores e clientes, a comunidade e o centro da cidade. 

Entre 4 e 14 de agosto, o movimento agregou eventos nas áreas de games, música, gastronomia, tecnologia, cinema, turismo, moda, artesanato, design, artes cênicas e visuais. “Por 11 dias, nos divertimos enquanto fazíamos negócios, aprendemos enquanto passeávamos por Floripa. Essa foi a apenas a segunda edição desse movimento que uniu iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento econômico da região. Fica claro que é em Florianópolis que nos encontramos em agosto quando queremos explorar o nosso potencial criativo”, diz Mariano.

Ele também ressalta o engajamento de moradores, turistas e dos próprios agentes criativos. Esse engajamento pode ser medido a partir dos resultados de mídia: as redes digitais do Floripa Conecta tiveram aumento de 250% em número de seguidores, mais de 200 mil pessoas alcançadas e mais de 500 mil impressões, mostrando que o projeto contribui para dar visibilidade principalmente para os pequenos produtores. Vale ainda destacar o índice de 88% de aprovação entre os participantes do evento.

Rodadas de Negócios e Capacitação para produtores

Uma das novidades anunciadas nesta edição são as Rodadas de Negócios Sebrae SC entre produtores, agitadores culturais, empreendedores e entidades pós-evento. Essas rodadas estão marcadas para outubro e têm o propósito de promover e facilitar colaborações e cooperações entre quem atua na área. 

A segunda novidade são workshops de capacitação para produtores sobre como captar recursos via leis de incentivo e concorrer em editais. As oficinas serão em novembro deste ano. “A ideia é apoiar produtores de eventos a passar de nível e conectá-los com fornecedores da cidade”, afirma Thaynan Mariano.

Rumo a 2023 

O Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos. Foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e da economia criativa. A expectativa é que em 2023 o projeto seja ainda maior. A data do próximo ano será de 18 a 27 de agosto. 

Para Rodrigo Rossoni, presidente da Acif,  2022 mostrou o potencial do Floripa Conecta e que a Capital tem todo o ambiente que podem nos colocar no radar mundial da transversal econômica que reúne tecnologia, gastronomia, turismo, cultura e educação. “Demos mais um passo na realização de 2022 e tenho certeza que 2023 será mais um sucesso. E Acif estará junto”, afirma. 

“O que mais me encanta é promover conexões. Para 2023, já estamos trabalhando para que as arestas sejam aparadas porque o potencial do Floripa Conecta é gigante”, conclui Fabrício Faustim, diretor de comunicação do movimento.

Quem faz o Floripa Conecta

Thaynan Mariano / Executivo Floripa Conecta / (48) 99129-0065 / @thaynanmarianoBalaclava Studio:

Fabricio Faustin / Diretor de Comunicação / (48) 99809-6847 / @fabriciofaustin 

Thuanny /Direção Criativa Comunicação e Rede/ (48) 99609-7663 @thuanny___

Yasmine Holanda / Comunicação Institucional / (48) 99953-8576 / @yasmineholanda
Carol Macário / Comunicação Institucional / (48) 99930-5598 / @carolmacarioo 

Juliana Rabelo /  Comunicação Digital / (48)  99675-5696 / @jurabelo 

Por fim, o Floripa Conecta tem comunicação, planejamento e organização assinados por Thaynan Mariano e Balaclava Studio (@balaclavastudio e balaclavastudio.com.br).

WhatsApp chat