Florianópolis promove experimento social sobre violência doméstica no centro.

Compartilhe

A ação encerrou a campanha Agosto Lilás, criada para conscientização sobre a Lei Maria da Penha

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher e Fundação Somar, promoveu na última semana do mês de agosto um experimento social nas ruas do centro da cidade. A ação foi uma simulação da briga de um casal, interpretado pelos atores voluntários Leandro Cidade e Kirian Baixo, com a intenção de analisar a reação do público ao se deparar com uma cena de violência contra a mulher.

A ação foi filmada pela equipe de comunicação da Prefeitura e lançada nesta quarta-feira, dia 9, nas redes sociais. Com a chamada “E você… o que faria nessa situação?”, a publicação busca promover a discussão sobre o assunto e divulgar o número de denúncia anônima 180.

O teatro aconteceu em três pontos movimentados da cidade: em frente à Catedral Metropolitana, dentro da Praça XV de Novembro e na Rua Felipe Schmidt. Dentre as reações do público, teve quem não interferiu na agressão. Contudo, teve quem chamasse a Guarda Municipal ou interferisse diretamente, pedindo para que o agressor parasse com o ato.

Atores Leandro Cidade e Kirian Baixo com o pedestre Abiodun Santos. Foto: Leonardo Sousa/PMF

“É importante a gente poder divulgar o número 180 e se alguma pessoa presenciar uma ação violenta contra a mulher entrar em contato com esse número e fazer a denúncia. Assim você vai estar às vezes salvando a vida de uma pessoa”. Conforme comenta Abiodun Santos, pedestre que alertou a Guarda Municipal próxima da briga.

Por fim, confira o vídeo na íntegra: www.instagram.com/p/CTkU3YCFH4R/

WhatsApp chat